A CADEIA DE SUPRIMENTO E A COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL: UM ESTUDO SOBRE A LOGíSTICA DE TRANSPORTE DO GRUPO FORTALEZA DO ESTADO DO AMAPá
Cadeia de Suprimento. Competitividade. Infraestrutura de transportes.Custos operacionais e financeiros.
Atualmente são muitos os desafios que os empresários encontram para se manterem num mercado cada vez mais globalizado e competitivo. Entre estes encontra-se a formação de preços de serviços ou produtos, na qual o custo do transporte é um fator determinante. Nesse sentido, entender como se desdobra a cadeia de suprimento (onde o transporte é atividade primária) do global ao local, possibilita ao gestor ter uma dimensão das equações a serem solucionadas para aquisição, deslocamento, armazenamento e distribuição física dos seus produtos e serviços. O objetivo deste relatório é analisar a cadeia de suprimento operacionalizada pelo Grupo Fortaleza, que é formado por empresas que atuam há quatro décadas nas vendas a varejo e atacado no
estado do Amapá. Cadeia de suprimento, logística e infraestrutura foram conceitos inspirados nas formulações de Ballou (2013). Busca-se compreender de modo sistemático como se dá o fluxo de produtos comercializados pelo Grupo Fortaleza, desde a aquisição com fornecedores externos até a distribuição ao consumidor final. Conforme Garcia (2012) a carência ou precariedade em termos de infraestrutura de transportes faz com que a empresa seja compelida a promover soluções compensatórias que possam contornar tais problemáticas, elevando com isto seus custos operacionais e financeiros. Argumenta-se que essa oneração reduz significativamente a capacidade competitiva da empresa, uma vez que esses custos se manifestam em todo desdobramento da cadeia de suprimento. A pesquisa bibliográfica possibilitou a estruturação do trabalho de campo e a reflexão dos dados – primários e secundários – coletados junto ao Grupo Fortaleza. As técnicas aplicadas a coleta de dados foram as entrevistas semiestruturadas e o estudo de relatórios, planilhas, contratos de fornecimento, sistemas de acompanhamento de mercadorias, entre outros documentos. Este material empírico favoreceu identificar a cadeia de suprimento e a infraestrutura de transportes requerida, bem como mensurar seu peso na formação de preço dos produtos comercializados pelo citado Grupo. A condição fronteiriça caracteriza a geografia do estado do Amapá e isso determina a infraestrutura de transportes necessária a cadeia de suprimento das empresas amapaenses, ficando com isto justificado o trabalho no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Fronteira. Este relatório técnico fornece informações referentes aos impactos das carências e precariedades na infraestrutura sobre o desempenho operacional e financeiro no setor empresarial local em relação ao mercado globalizado.