TECENDO CAMINHOS: O COMPONENTE CURRICULAR DA DICIPLINA LÍNGUA PORTUGUESA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, À LUZ DAS TEORIAS FEMINISTAS, UMA PROPOSIÇÃO
Mulher. Feminismo. Educaçào. Língua Portuguesa
Alguns desafios históricos se impõem, entre estes, o fato de a história da sociedade ocidental ser atravessada pela legitimação de discursos da desigualdade entre homens e mulheres. A influência do patriarcado, que coloca o homem como o centro do mundo, e por conseguinte, oprime as mulheres, se espraia em todos os meandros sociais, inclusive na escola, umas principais entidades sociais, responsável pela articulação não só de saberes técnicos, bem como, da promoção da cidadania. Nesse sentido, o presente relatório técnico teve como objetivo analisar a presença/ausência de temas relacionados ao papel da mulher em sociedade dentro da construção curricular da disciplina Língua Portuguesa, nos anos finais do Ensino Fundamental, de uma escola pública localizada Município de Santana/AP, assim como explorar os possíveis mecanismos que corroboram com a cultura sexista no currículo da referida disciplina e suscitar caminhos possíveis na consolidação de um currículo emancipatório, no que tange as questões de gênero, à luz das teorias feministas. A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa, apoiada nas técnicas de pesquisa bibliográfica, combinada à análise documental do componente curricular da disciplina Língua Portuguesa, utilizado por três professores do Ensino Fundamental II, da escola Municipal Piauí. As análises realizadas tiveram como aporte teórico os pressupostos das teorias feministas e o resultado aponta lacunas significativas no referente à temática de equidade entre os gêneros no planejamento curricular analisado.