A FRONTEIRA DAS RELAÇÕES COMERCIAIS ENTRE AMAPÁ E GUIANA FRANCESA: BARREIRAS NORMATIVAS AO COMERCIO EXTERIOR BRASILEIRO
Comercio Exterior; Amapá; Guiana Francesa; Troca Comercial
O seguinte trabalho, tem como objetivo principal analisar o comércio exterior de empresas brasileiras na Guiana Francesa a partir de 2017, buscando apontar os motivos comerciais e culturais que levam o empresariado amapaense em escolher como um de seus mercados o território francês. Em questões mais gerais, este trabalho ainda busca criar um mapa do circuito do Comércio Exterior no Amapá, para que seja possível entender as bases dessa atividade, como ferramenta para gerar a compreensão da troca comercial com o mercado francês, como etapa final do comércio exterior no Estado. Além disso, é importante para o resultado dessa pesquisa, demonstrar como se comportam as barreiras normativas presentes nas trocas comerciais de ambos os territórios. A metodologia adotada será desenvolvida a partir da vivencia de empresas que desde 2017 buscam a entrada no mercado francês, sendo possível levantar uma série de aspectos reais das oportunidades e dificuldades enfrentadas, ao passo em que será possível identificar quais atores estão envolvidos nessa prática, para que ao fim seja possível entender a árdua missão de entrada no mercado Europeu a partir de uma perspectivadecentralizada no Amapá.