Banca de QUALIFICAÇÃO: KAMILA SANTOS SANTANA MASSOUD

DATA: 10/04/2019
LOCAL: Auditório do CEPA - Bloco de Pós-Graduação

CONFLITO NA GUIANA FRANCESA – ANÁLISE DAS MOVIMENTAÇÕES SOCIAIS DE 2017

Guiana Francesa. Conflito. Segurança. Estudos de Paz.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Relações Internacionais

A Guiana Francesa é uma coletividade territorial integrante da França, um território europeu na América do Sul. Em 2017, uma movimentação social parou a coletividade com consequências que ressoaram na França, obrigando-a a dar uma resposta célere às reivindicações. Considerando conflito e violência como unidades de análise, este trabalho almeja estudar as movimentações sociais de 2017 na Guiana Francesa sob a perspectiva dos Estudos de Paz e de Segurança, com enfoque nos setores de análise da Escola de Copenhague. Para isso, foram considerados atores não-estatais, como organizações não-governamentais, líderes sociais, professores da Universidade da Guiana etc. Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o histórico de formação social e econômica da Guiana Francesa, a fim de compreender sua relação com seu entorno geográfico e as tensões relacionais internas e com a França metropolitana, onde localiza-se seu centro de poder. Como aporte metodológico, utilizamos a metodologia histórica proposta por Höglund e Öberg (2011) na qual notícias do jornal local são analisadas na compreensão de conflitos. Metodologias do Quadro de Análise de Conflitos do Banco Mundial e o Barômetro de Conflito do Instituto de Heidelberg de Pesquisa Internacional de Conflitos também auxiliaram a pesquisa. Espera-se contribuir para o debate acadêmico-científico sobre conflito na Guiana Francesa e na região das Guianas.

Interno - 1808516 - IURI CAVLAK
Presidente - 2028444 - PAULO GUSTAVO PELLEGRINO CORREA
Externo à Instituição - ROSUEL DOMINGOS LIMA-PEREIRA - Antilles
Notícia cadastrada em: 21/02/2019 13:00