Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSIMAR NEVES SOUSA

DISCENTE: ROSIMAR NEVES SOUSA
DATA: 19/03/2024
LOCAL: Auditório LEPEH

ENSINO DE HISTÓRIA E O USO DOS PARADIDÁTICOS NA ABORDAGEM DA TEMÁTICA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS ANOS FINA DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS ESTADUAIS NO MUNICIPIO DE MACAPÁ

.

ÁREA: História

O projeto em questão tem como objetivo discutir e analisar o uso dos livros paradidáticos como ferramenta pedagógica na abordagem da temática das relações étnico-raciais em sala de aula, segundo o que preconizam as DCNERER e o Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações ́Étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, tendo como foco a Cultura Afro-Brasileira, buscando como período de análise os anos de 2013 a 2023.

Com isso, serão verificados os Anos Finais do Ensino Fundamental em escolas estaduais no município de Macapá, buscando entender como essas obras paradidáticas estão sendo utilizados em sala de aula. Nesse sentido, com o objetivo de análise e verificação serão elencados à pesquisa duas escolas situadas em pontos distintos do referido município, sendo elas: Escola Estadual Quilombola José Bonifácio, localizado no Quilombo do Curiaú, Zona Rural da Cidade e a Escola Estadual Barão do Rio Branco, localizada na Zona Central do Município de Macapá, Estado do Amapá.

Interno - 1170582 - CECILIA MARIA CHAVES BRITO BASTOS
Externo ao Programa - 1173630 - EUGENIA DA LUZ SILVA FOSTER
Presidente - 1121379 - SIMONE GARCIA ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 20/02/2024 11:49