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Banca de DEFESA: HEDILANO LUIZ DA SILVA MACIEL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HEDILANO LUIZ DA SILVA MACIEL
DATA: 23/06/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Sala Virtual (Google Meet)
TÍTULO:

CADERNO TEMÁTICO: POVOS INDÍGENAS DO OIAPOQUE NA SALA DE AULA DA EJA.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História. Povos Indígenas do Amapá. Diversidade. Decolonialidade. Material Didático.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:

A pesquisa objetivou elaborar material para ensinar histórias e culturas dos indígenas do Amapá no
Ensino Básico, segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA), atendendo, também, as
reivindicações dos movimentos indígenas, expressadas pela Lei nº 11.645/08, que no ano de 2023
completou 15 anos. A pesquisa evidenciou em um Texto de Apoio concepções de ensino de
História, diversidade e interculturalidade/decolonialidade, fundamentais para discutir a inserção da
História dos povos indígenas na educação escolar; além de análises dos documentos curriculares
oficiais (Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Amapá-2016, Referencial Curricular
Amapaense-2019 e Base Nacional Comum Curricular-2017) que serviram para problematizar a
ausência de materiais didáticos sobre a temática indígena no componente de História do estado do
Amapá, sobretudo na EJA. As reflexões teóricas e as problematizações curriculares tiveram a
finalidade de embasar uma proposta de material didático para docentes e discentes da EJA
compreenderem a existência e a (re)existência dos povos indígenas na contemporaneidade
amapaense. O material, Caderno Temático: Povos Indígenas do Oiapoque-AP para a EJA, foi
organizado por histórias e culturas dos Palikur, Karipuna, Galibi Marworno e Galibi Kaliña do
município de Oiapoque-Amapá, com textos explicativos, imagens de mapas, fotografias e
atividades. Essa composição foi realizada a partir dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos
estudantes indígenas da Licenciatura Intercultural-UNIFAP, livros e artigos de antropólogos e
historiadores e provenientes de instituições indígenas e indigenistas. Com o Texto de Apoio e o
Caderno Temático, espera-se problematizar imagens e representações depreciativas, folclorizadas
e descontextualizadas, ainda reforçadas na sociedade e no espaço escolar, apesar da luta dos
povos indígenas para (re)significar o seu protagonismo na História do Brasil e na História
Amapaense.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1170582 - CECILIA MARIA CHAVES BRITO BASTOS
Externo ao Programa - 1570252 - GIOVANI JOSE DA SILVA
Externo à Instituição - REGIANE CRISTINA CUSTÓDIO - UNEMAT
Interno - 1121379 - SIMONE GARCIA ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 01/06/2023 11:04
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