Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: DAVID DA SILVA ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAVID DA SILVA ARAUJO
DATA: 25/04/2023
HORA: 16:00
LOCAL: Bloco de Pós-Graduação - Sala 8
TÍTULO:

ENSINANDO A HISTÓRIA DO QUILOMBO: A origem da
Comunidade Lagoa dos Índios através da História em Quadrinhos.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História; Educação Escolar Quilombola; Comunidade Lagoa dos Índios; História em Quadrinhos.


PÁGINAS: 23
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:

O presente projeto de pesquisa intitulado “Ensinando a história do quilombo: a origem
da Comunidade Lagoa dos índios através da História em Quadrinhos”, tem como
objetivo central analisar os estudos sobre a origem de uma comunidade quilombola no
município de Macapá, utilizando de sua narrativa histórica no processo de ensino
aprendizagem, especificamente no Ensino de História, com alunos do 4°ano do Ensino
Fundamental I da Escola Quilombola Estadual Lagoa Índios (EQELI). Nele, problematiza- se “Como o ensino de História da origem da Comunidade Lagoa dos Índios pode
contribuir no processo de formação histórica e identitária dos(as) alunos(as) dos anos
iniciais da Escola Quilombola Estadual Lagoa dos Índios? Como se dá o processo de
ensino e aprendizagem no ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental
em um espaço escolar quilombola? Que recurso didático-pedagógico pode ser utilizado
como estratégia nas aulas de História pelo viés do ensino de uma história local e se a
mesma configura-se como um metodologia de ensino-aprendizagem significativa para
os discentes quilombolas e não quilombolas em escola com estas singularidades? Para
tanto, tal estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica e documental, abordando o
estudo do Ensino de História e a Lei 10.639/03; a reflexão sobre a Educação Escolar
Quilombola e Educação Quilombola, destacando a experiência do trabalho docente na
EQELI nos anos de 2022 e 2023; e principalmente, do levantamento da História da
origem da Comunidade Quilombola Lagoa dos Índios como objeto de estudo para ser
utilizada enquanto temática de história Local a ser trabalhada em sala de aula com os
alunos em uma escola quilombola. tendo como método de análise de conteúdos de
Laurence Bardin, configurando-se seu referencial teórico-metodológico. Pretendemos,
mediante este estudo, produzir uma História em Quadrinhos (HQ’s) sobre a origem
desta comunidade quilombola, para ser utlizado como produto e/ou recurso pedagógico
educacional, no ensino de História, a fim de oportunizar a valorização da história e de
identidade da História Local na Educação Escolar Quilombola.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1170582 - CECILIA MARIA CHAVES BRITO BASTOS
Presidente - 3356167 - MAURA LEAL DA SILVA
Interno - 2222495 - RAIMUNDO ERUNDINO SANTOS DINIZ
Notícia cadastrada em: 03/04/2023 21:34
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2024 - UNIFAP - sig.unifap.br.srv2inst1