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Banca de QUALIFICAÇÃO: AROLDO VIEIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AROLDO VIEIRA DA SILVA
DATA: 28/03/2023
HORA: 16:00
LOCAL: Sala Virtual (Google Meet)
TÍTULO:

Ensino de História do Amapá e Consciência Crítica: A experiência de uma oficina híbrida em um canal educativo no Youtube


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História, História Digital, História do Amapá, Consciência Crítica, Liberdade de Expressão


PÁGINAS: 23
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:

O objetivo deste projeto de pesquisa é apresentar a experiência de uma Oficina Híbrida, que será ofertada em um canal
educativo no Youtube, visando promover o diálogo no Ensino de História entre duas turmas de estudantes da Educação
de Jovens e Adultos - EJA, envolvendo uma escola da zona urbana de Macapá e uma escola que atua dentro de uma
penitenciária. Com base em pesquisa bibliográfica e documental,a coleta de dados sobre o tema será realizada no
período de janeiro a maio de 2023. Em seguida, realizaremos o estudo das fontes, documentos e legislação para
organizar a base de dados teórica da pesquisa em ensinode História, com o fim de escrever o primeiro capítulo da
dissertação sobre os trabalhos de Jörn Rüsen, Agnes Heller, Paulo Freire acerca da consciência histórica/crítica, com o
uso do método de análise de conteúdo, orientado pelo livro de Laurence Bardin (2014). No segundo capítulo,
apresentaremos a metodologia adotada, detalhando o tipo de pesquisa desenvolvida, os critérios para seleção das fontes,
a organização no Google Drive do NUPHCE, a explicação do método de análise do conteúdo, os colaboradores do
estudo e os critérios de inclusão/exclusão para selecioná-los. No terceiro capítulo, escreveremos sobre o aporte teórico
de José D’Assumpção Barros (2022), que aborda atemática da História Digital e também as categorias de análise do
objeto de estudo. Nesta investigação, pretende-se refletir sobre o Ensino de História e a cultura digital, a partir de um
olhar sensível que considere a valorização da liberdade de expressão na prática de ensino de história na EJA e como as
novas interações oferecidas pelas tecnologias digitais, permitem a aplicação de metodologia ativa na formação escolar
e histórica. Assim, o foco será a produção de narrativas digitais, que provocará a reflexão e a descrição da da experiência
didática durante a Oficina Híbrida: História do Amapá e Consciência Histórica.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1947104 - ELIANE LEAL VASQUEZ
Externo ao Programa - 1016650 - JUSSARA DE PINHO BARREIROS
Interno - 3356167 - MAURA LEAL DA SILVA
Notícia cadastrada em: 28/02/2023 10:21
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