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Banca de DEFESA: FLAVIO SOUSA DE JESUS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLAVIO SOUSA DE JESUS
DATA: 30/01/2023
HORA: 17:00
LOCAL: Sala Virtual (Google Meet)
TÍTULO:

“CLARA DOS ANJOS”: AULAS-OFICINAS DE HISTÓRIA E LITERATURA PARA RESSIGNIFICAÇÃO POSITIVA DA MULHER NEGRA NO TEMPO PRESENTE.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História. Lei 10639/03.. Relações Étnico-Raciais. Educação Antirracista.


PÁGINAS: 137
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:

Esta dissertação apresenta reflexões ao analisar a ressignificação feminina negra na
literatura Brasileira partir da obra literária “Clara dos Anjos” como estratégia à
aplicabilidade da Lei 10.639/03, de modo a cultivar a Educação antirracista, a partir
do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Escola Estadual
Rivanda Nazaré da Silva Guimarães em Macapá/AP. Para tanto, elaborou-se um
manual metodológico de aulas-oficinas que foi aplicado em quatro turmas do nono
ano, dos anos finais do ensino fundamental, no intuito de desenvolver as ideias
históricas dos discentes com relação ao conceito de ressignificação feminina negra.
O objetivo é historicizar a mulher negra como sujeito histórico central na literatura:
“Clara dos Anjos” de Lima Barreto, trazendo ao debate a questão do racismo
estrutural na sociedade brasileira. A metodologia enseja-se qualitativa, como uma
pesquisa-ação realizada com os grupos de discentes. Sendo a literatura a fonte
principal, onde, buscou-se através das aulas-oficinas ressignificar positivamente as
percepções dos discentes sobre as representações femininas negras na produção
literária, apresentando outra história que ressignifica a imagem da mulher negra no
tempo presente. Os teóricos base dessa dissertação são: Lélia Gonzalez (2018),
Sandra Pensavento (2003),Silvio Almeida (2019) e Isabel Barca (2004). O trabalho

realizado gerou um produto pedagógico denominado: “Clara dos Anjos”: aulas-
oficinas de história e literatura para ressignificação positiva da mulher negra no

tempo presente. Sendo, o produto um manual metodológico de aulas-oficina para
ensino de História. E teve como base para criação a proposta de aulas-oficina
defendida por Barca (2004), de modo a ser usado como ações pedagógicas
alinhadas a educação antirracista. Os resultados apontam que há uma importância
do uso da história e literatura no processo de ressignificação da mulher negra para
um debate no ensino de história voltado as relações étnico-raciais na escola.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2697969 - CLICIA TATIANA ALBERTO COELHO
Presidente - 2222495 - RAIMUNDO ERUNDINO SANTOS DINIZ
Interno - 1121379 - SIMONE GARCIA ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 04/01/2023 13:36
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