Banca de DEFESA: ALDECI DA SILVA DIAS

DISCENTE: ALDECI DA SILVA DIAS
DATA: 20/12/2022
LOCAL: Sala Virtual (Google Meet)

UMA HISTORIOGRAFIA DIASPÓRICA VERNACULAR: OS LADRÕES DE MARABAIXO E O ENSINO DE HISTÓRIA DO AMAPÁ

Letras; Marabaixo; Saberes; Aprendizagem; Ensino

ÁREA: História

Este estudo tem por objetivo analisar e interpretar as letras dos ladrões do Marabaixo com instrumentos capazes de produções de diferentes saberes, procurando compreender quais temas estão presentes nas letras. O trabalho tem como referenciais metodológicos, a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental com base na a pesquisa qualitativa. Isso porque a pesquisa bibliográfica procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas em documentos (Ladrões). A base teórica são os Estudos Decoloniais e a Nova História Cultural que possibilitaram ressignifIcar os saberes a partir da experiência de vida e da leitura de mundo/sociedade que os compositores tiveram dos Ladrões, acerca dos acontecimentos produzidos na comunidade do bairro do Laguinho. O método de abordagem utilizado foi o método dedutivo, tendo em vista que se trata de pesquisa que opera no campo teórico-interpretativo da realidade. A dedução é o caminho das consequências, pois uma cadeia de raciocínios em conexão descendente, partindo do geral para o particular.  A Teoria da Aprendizagem foi de David Ausubel que traz elementos importantes para a discussão, dentre eles, a aprendizagem sigfnictativa que valoriza os conhecimentos prévios trazidos pelos alunos, além de ressignificá-los adicionando novos elementos que ajude na compreensão da aprendizagem escolar. O trabalho está divido em três capítulos. O primeiro discute ensino de história, memória, legislação e estudos decoloniais, estabelecendo uma discussão com o ensino de história. O segundo reúne um pouco da História do laguinho, que tem por objetivo situar o leitor neste espaço eminentemente marcado por tradições afrodescendentes. O terceiro, traz a proposta do catálogo pedagógico como recurso didático (produto) para as aulas de história, para o Ensino Fundamental anos finais. Conclui que as letras dos Ladrões são fontes importantes para o Ensino de História, isso porque essas letras têm diferentes compreensões no campo da política, gênero, religiosidade, cotidiano entre outros, e que revelam a forma como o indivíduo faz apreensão dessas informações. Além de trazer informações pitoresca do período da chegada do Governador Janary Gentil Nunes no Amapá Território.

Externo à Instituição - ALECSANDRO JOSÉ PRUDÊNCIO RATTS - UFG
Interno - 2096625 - CARINA SANTOS DE ALMEIDA
Presidente - 2269593 - DAVID JUNIOR DE SOUZA SILVA
Externo ao Programa - 2028454 - MARCOS VINICIUS DE FREITAS REIS