Banca de DEFESA: ARLENO AMORAS CORREA

DISCENTE: ARLENO AMORAS CORREA
DATA: 27/08/2018
LOCAL: Auditório do CEPA

MEMÓRIAS DE UM MUSEU EM ESQUECIMENTO: A BASE AÉREA DO AMAPÁ E O ENSINO DE HISTÓRIA

Ensino de História, Ensino e aprendizagem em espaços não-formais, Patrimônio, acervos e museus, Memórias, Segunda Guerra Mundial, Base Aérea de Amapá.

ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil

O objetivo dessa dissertação é apresentar as reflexões da pesquisa realizada no Programa de Mestrado em Ensino de História da Universidade Federal do Amapá- UNIFAP. Especificamente, ela trata sobre as memórias do Museu da Base Aérea de Amapá numa perspectiva para o Ensino de História da Educação Básica no município de Amapá- AP.  Este Museu foi criado no Ano de 1998, com intuito de preservar a herança patrimonial oriunda da instalação da Naval Air Amapá, uma base aérea montada e guarnecida pelas forças armadas do Estados Unidos da América, que serviu de apoio logístico às ações militares dos países Aliados durante a Segunda Guerra Mundial. Atualmente esse museu apresenta grandes entraves de funcionamento, o que dificulta que iniciativas docentes sejam elaboradas, no sentido de ser melhor utilizado pelo Ensino de História, que poderia fazer uso desse como recurso didático para problematizar o tema da Segunda Guerra Mundial. Através de fontes escritas e depoimentos e analises de questionários semiestruturados, visamos tornar reflexivas a apropriação feita pelo ensino escolar de história na Escola Estadual Vidal de Negreiros.     Busca-se, portanto, através de sugestões metodológicas, conciliar aspectos mais amplos e gerais da temática da Segunda Guerra mundial com o conhecimento mais próximo do aluno. Para tanto, foi elaborado um material didático com fotografias antigas e atuais, bem como outras iconografias possíveis, produzidas em rabiscos, pinturas e com apoio de aplicativos que comporão o Catálogo Iconográfico da Base Aérea de Amapá, como forma a subsidiar a pratica docente de profissionais da educação quando abordarem a temática da Segunda Guerra Mundial.

Presidente - 2103399 - ALEXANDRE GUILHERME DA CRUZ ALVES JUNIOR
Externo à Instituição - DENISE ROLLEMBERG CRUZ - UFF
Interno - 2120653 - JULIA MONNERAT BARBOSA
Notícia cadastrada em: 14/08/2018 19:47