Banca de DEFESA: MARIA RITA DO NASCIMENTO MONTE

DISCENTE: MARIA RITA DO NASCIMENTO MONTE
DATA: 09/05/2023
LOCAL: Auditório do CEPA

OFICINA EDUCATIVA “EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E O MINECRAFT: CONECTANDO OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM SANTANA-AP AO PATRIMÔNIO CULTURAL FORTE CUMAÚ”

Educação Patrimonial. Forte Cumaú. Ensino de História. Minecraft. Oficina Educativa

ÁREA: História

Este estudo apresenta reflexões e possibilidades da preservação, no contexto escolar, do Patrimônio histórico, arqueológico e cultural Forte Cumaú, objeto desta pesquisa, através do jogo Minecraft como ferramenta educativa aliada à Educação Patrimonial. O Forte Cumaú foi fundado pelos ingleses e palco da complexa luta entre potências europeias ao longo dos séculos XVII e XVIII na tentativa de conquista da região amazônica. Mesmo desfrutando de um artigo na Constituição do Estado do Amapá como uma área de preservação histórico-cultural e de lazer, não há ações que efetivem a valorização e proteção do Forte Cumaú. A preservação e a valorização tem sido uma dinâmica sócio histórica que se tornou fundamental para efetiva proteção do patrimônio cultural em uma perspectiva relacionada com a Educação patrimonial. A pesquisa tem como objetivo, a inserção de métodos da Educação Patrimonial, de modo que ela se materialize na prática docente para fortalecer os vínculos de identidade e memória dos estudantes com os patrimônios culturais que fazem parte da história local do Estado do Amapá. O produto educacional da pesquisa no Mestrado Profissional em História, foi uma Oficina Educativa que culminou com a construção do Forte Cumaú pelos alunos, utilizando o jogo Minecraft como ferramenta de criação. Como resultado, elaborou-se o Caderno didático-informativo que divulga as atividades da Oficina Educativa, suporte para os professores que queiram trabalhar a Educação Patrimonial e os jogos virtuais no espaço escolar, para o reconhecimento e a valorização dos patrimônios culturais do Amapá. A proposta é contribuir para a construção de práticas pedagógicas que ofereçam subsídios para a construção do conhecimento, valorização e preservação de bens culturais, como o Forte Cumaú, no ambiente escolar, através de novas práticas educativas.

Interno - 2064033 - ANA CRISTINA ROCHA SILVA
Presidente - 2361764 - CARMENTILLA DAS CHAGAS MARTINS
Externo ao Programa - 2572020 - IZA VANESA PEDROSO DE FREITAS GUIMARAES
Notícia cadastrada em: 08/05/2023 09:47