ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DE UM JOGO DE TABULEIRO: As trilhas da Escravidão Africana no Amapá
Ensino de História; Uso do Lúdico; Jogos de Tabuleiro; Fortaleza de São José, Escravidão Africana no Amapá.
A presente dissertação de Mestrado Profissional de Ensino de História, apresenta a
possibilidade do uso do lúdico no ensino de história através de um jogo de tabuleiro, com o
objetivo de ser uma ferramenta alternativa no processo de ensino-aprendizagem, utilizado
na aula de História para o sétimo ano do ensino fundamental da escola Estadual Alberto
Santos Dumont (no munícipio de Santana-ap). Através do jogo, que possui o formato de uma
trilha que busca-se trabalhar o conteúdo Escravidão Africana no Brasil e em especial no
Estado do Amapá. A escolha desse conteúdo, partiu da necessidade da disciplina História,
trazer mais sentido e significado para os alunos, voltados mais para sua realidade, nesse caso,
a explanação usará a imagem do nosso maior patrimônio histórico do Estado do Amapá: A
Fortaleza de São José de Macapá e a contribuição dos trabalhos dos escravos africanos nessa
fortaleza. Com isso o tema ganha simbolismo, pois parte de uma história regional (História
do Amapá) para melhor compreender o papel do afroamapenses na História do Amapá,
Amazônia e do Brasil.