Notícias

Banca de DEFESA: SOCORRO MADZY MARTE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SOCORRO MADZY MARTE
DATA: 27/01/2023
HORA: 17:00
LOCAL: Sala Virtual (Google Meet)
TÍTULO:

O USO DA PEDAGOGIA GRIÔ NAS AULAS DE HISTÓRIA: POSSIBILIDADES A FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA DO 4º E 5° ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL SÃO PAULO – SANTANA/AP


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História. Pedagogia Griô. Tradição oral. Lei 10.639/03


PÁGINAS: 94
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:

O texto em tela tem como finalidade de debater a temática da História e Cultura Africana e Afro-brasileira no Ensino de História nas escolas brasileiras com a aplicação da Lei nº. 10.639/03, em especial a partir da aplicação de uma metodologia de ensino pautada no uso da pedagogia Griô para alunos do 4º e 5º anos das séries iniciais da Escola Estadual São Paulo, localizada no município de Santana/AP. A pedagogia Griô foi escolhida em virtude de adotar, a partir de recursos como a contação de histórias de África somado ao uso de outros recursos como a música e as artes cênicas que trabalham a tradição oral nas aulas de História e sua contribuição para a construção de um conhecimento histórico, cultural e identitário que permita o combate de preconceitos e estereótipos direcionados aos povos de África na realidade brasileira dentro do contexto escolar com experiências exitosas em outras cidades do país, principalmente aslocalizadas nas zonas periféricas das mesmas, como é o caso da escola-campo escolhida. Baseado em leituras de autores que falam da história e realidade dos povos de África, do ensino de História e dos contos africanos, bem como a análise da História com a adoção de fontes orais afro-referenciadas acrescida de uma abordagem metodológica que consiste no desenvolvimento de oficinas que têm como base a pedagogia Griô com práticas viabilizadas a partir da contação de histórias, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com os docentes e análise das dinâmicas a partir da coleta de informações por meio de formulários e registros fotográficos. Vale ressaltar que, como resultado do estudo realizado, será montado um Caderno de Atividades Pedagógicas Griô (CAPG) e serão realizados ciclos de atividades na escola baseados no uso da pedagogia Griô, que terão como foco reconhecer as peculiaridades históricas e culturais africanas e afro-brasileiras, com vistas à promoção de uma educação antirracista capaz de combater o preconceito e as discriminações raciais no cotidiano escolar, de modo a viabilizar reflexões e debates acerca das aprendizagens sobre o tema no Amapá


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2269593 - DAVID JUNIOR DE SOUZA SILVA
Externo à Instituição - ELIANE CRISTINA SOARES CHARLET - UFPA
Presidente - 2222495 - RAIMUNDO ERUNDINO SANTOS DINIZ
Interno - 1121379 - SIMONE GARCIA ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 05/01/2023 11:39
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2024 - UNIFAP - sig.unifap.br.srv3inst1