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Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDO SILVA SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDO SILVA SOUSA
DATA: 22/12/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Sala Virtual (Google Meet)
TÍTULO:

A TEMÁTICA INDÍGENA NO ENSINO DE HISTÓRIA: AULAS-OFICINA E AS NARRATIVAS MITOLÓGICAS PALIKUR-ARUKWAYENE A PARTIR DA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História. Povo Palikur-Arukwayene-Amapá. Aulas-Oficina. Material Audiovisual.


PÁGINAS: 48
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:

O Projeto de Qualificação aborda “A temática indígena no ensino de história: aulas-oficina
e as narrativas mitológicas Palikur-Arukwayene a partir da produção audiovisual”. Tem
como objetivo principal produzir material didático acerca da temática indígena, focalizando
as narrativas mitológicas do povo palikur-arukwayene do Amapá, por meio de aulas-oficina
e produção audiovisual, para estudantes do ensino fundamental. O projeto se justifica pela
necessidade e urgência de problematizar a temática indígena em sala de aula, bem como
currículos oficiais e materiais didáticos; discutir alternativas para a educação das relações
étnico-raciais e a inserção do ensino da História e Cultura Indígena legalmente expressada
pela lei no 11.645, de 2008; e propor possibilidades de reconhecimento da identidade
indígena dentro do espaço escolar. Como metodologia o projeto propõe: 1) sistematizar
leituras sobre Ensino de História, temática indígena, narrativas mitológicas do Palikur,
teorias da aprendizagem, aulas-oficina e stop motion; 2) sistematizar conteúdos da legislação
educacional; 3) realizar aulas-oficina com os estudantes do 9o ano do ensino fundamental,
voltados para a temática indígena e a produção de audiovisuais; 4) produzir material didático
juntamente com os estudantes e 5) construir um Texto de Apoio para subsidiar o material
didático. O texto ora apresentado está composto por duas partes: o Projeto de Qualificação
e um Primeiro Capítulo que aponta alguns caminhos para ensinar a temática indígena em
sala de aula. Como resultado, espera-se: problematizar a invisibilidade, e a
descontextualização da história e da cultura dos povos indígenas nos currículos oficiais e nos
materiais didáticos do Ensino Básico do Amapá, além de colaborar para a aplicabilidade da
Lei 11.645/2008, de modo a superar equívocos, preconceitos, apagamentos e estereótipos
direcionados aos povos indígenas, sobretudo ao povo Palikur-Arukwayene.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1170582 - CECILIA MARIA CHAVES BRITO BASTOS
Interno - 1121379 - SIMONE GARCIA ALMEIDA
Externo ao Programa - 2063742 - TADEU LOPES MACHADO
Notícia cadastrada em: 15/12/2022 15:38
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