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Banca de DEFESA: RAQUEL TRINDADE RAMOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAQUEL TRINDADE RAMOS
DATA: 29/11/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Sala Virtual (Google Meet)
TÍTULO:

Cantando, bebendo e dançando: o turé Karipuna no ensino de História. 


PALAVRAS-CHAVES:

 Ensino de História. Turé Karipuna. Lei 11.645/2008. Ludicidade.
Diorama.


PÁGINAS: 94
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:

O presente trabalho apresenta reflexões e possibilidades para a aproximação entre a
temática indígena e o Ensino de História. Essa aproximação ocorrue através do estudo do
Turé, realizado pelos Karipuna, etnia indígena que habita no município do Oiapoque no
estado do Amapá. O Turé é um ritual festivo de agradecimentos aos seres sobrenaturais,
logo comporta-se como parte da cultura e identidade deste grupo indígena. Utilizando o
Turé como como objeto de referência para o Ensino de História objetivou-se demonstrar
que é possível inserir a história e a cultural indígena no contexto escolar, proporcionando
assim novas abordagens na construção do conhecimento histórico, propondo romper com
a visão eurocêntrica ainda predominante nas salas de aulas sobre os indígenas do Brasil,
e, mais especificamente, sobre suas manifestações culturais, materializando assim o que
prevê a Lei 11.645/2008. A metodologia para desenvolver as atividades utilizadas em sala
de aula foi baseada em aulas-oficina de Isabel Barca. Nestas aulas os discentes
efetivamente são considerados como agentes ativos na construção do seu conhecimento.
A utilização da ludicidade foi utilizada porque as atividades lúdicas podem ser adequadas
ao cotidiano da sala de aula, direcionando um modo eficiente, dinâmico e divertido de
ensinar e aprender. As referências das teorias de aprendizagens de Jean Piaget e Lev S.
Vygotsky possibilitaram destacar a imensa influência da brincadeira na vida das crianças
para o desenvolvimento de sua aprendizagem, criatividade e sociabilidade. Deste modo,
foram desenvolvidas várias atividades com os estudantes do 6o Ano da Escola Estadual
Deuzuite Cavaltente, tais como: roda de conversa com um indígena Karipuna, visita ao
Museu Sacaca (aula passeio), oficinas de grafismos e a produção de um diorama, material
lúdico que permite aproximar o teórico com o prático nas aulas de História. Como
resultado deste trabalho apresenta-se um texto dissertativo contendo o processo de
investigação e os caminhos para a produção do diorama, bem como sua aplicabilidade em
sala de aula.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1170582 - CECILIA MARIA CHAVES BRITO BASTOS
Interno - 1121379 - SIMONE GARCIA ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 14/11/2021 18:04
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