Notícias

Banca de DEFESA: ARLETE PEREIRA DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARLETE PEREIRA DE SOUZA
DATA: 05/11/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Plataforma google meet
TÍTULO:

Povos Indígenas do Oiapoque no Ensino de História: Um Jogo de Tabuleiro para Ensinar História e Patrimônio Cultural Indígena na Educação Básica.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História;  Educação Patrimonial; Lei 11.645/2008; Interculturalidade; Povos Indígenas do Oiapoque-Amapá.


PÁGINAS: 170
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História Regional do Brasil
RESUMO:

A presente pesquisa versa sobre o ensino de História e a História indígena, focalizando o
patrimônio cultural dos povos do Oiapoque - Palikur, Karipuna, Galibi Marworno e Galibi
Kali`na (ou Galibi do Oiapoque). O objetivo foi produzir um Jogo (de tabuleiro) exploratório
tematizando a História e o Patrimônio Cultural desses povos, de modo a contribuir para a
aplicabilidade da Lei no. 11.645/2008 no ensino de História do Estado do Amapá. Como
estratégia metodológica utilizamos a Educação Patrimonial para realizar os seguintes
procedimentos: levantamentos bibliográficos sobre a temática; aulas dialogadas, rodas de
conversas, palestras e visitações a museus. Por meio desses procedimentos foi possível
encaminhar discussões por meio da interculturalidade crítica, identificar e problematizar
representações equivocadas a respeito dos povos ameríndios e produzir um Jogo de Tabuleiro.
A produção do Jogo foi subsidiada por dois instrumentos: o Guia Básico da Educação
Patrimonial, de Maria de Lourdes Parreiras Horta, Evelina Grunberg e Adriane Queiroz
Monteiro (1999) e o Guia de Produção de Jogos no Ensino de História, de Marcello Paniz
Giacomoni (2013). Os dois Guias possibilitaram a produção de um material didático embasado
nas teorias de aprendizagem de Paulo Freire e de Levy Vygotsky e nos princípios de
aprendizagem de Carl Rogers. Para consolidar as ações pedagógicas, via Educação Patrimonial,

e para experienciar a temática indígena no espaço escolar, mobilizou-se o corpo técnico-
administrativo, docentes e discentes (sobretudo estudantes do 7o. Ano do Ensino Fundamental)

da Escola Barão do Rio Branco, localizada em Macapá-AP. Como resultado da pesquisa
apresenta-se um texto dissertativo contendo o processo de investigação, problematizações e
caminhos para a produção do Jogo de Tabuleiro, bem como sua aplicabilidade em sala de aula.
Em conclusão, considera-se que o Ensino de História constitui um espaço importante de
produção de conhecimentos sobre a História e o Patrimônio Indígena, seja dos povos do
Oiapoque ou de quaisquer outros povos indígenas. Isso demonstra ser possível, por meio da
História ensinada, trazer histórias outras e mudanças para o espaço escolar no que se refere aos
currículos, aos materiais didáticos e ao cotidiano da sala de aula.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2096625 - CARINA SANTOS DE ALMEIDA
Presidente - 1170582 - CECILIA MARIA CHAVES BRITO BASTOS
Interno - 1121379 - SIMONE GARCIA ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 27/10/2020 09:32
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2024 - UNIFAP - sig.unifap.br.srv3inst1