Banca de DEFESA: JOACIANY DO CARMO NASCIMENTO DA PAIXÃO

DISCENTE: JOACIANY DO CARMO NASCIMENTO DA PAIXÃO
DATA: 28/09/2018
LOCAL: CEPA

Os ladrões de Marabaixo: o legado das canções dos descendentes de escravizados no Amapá. Música, ensino e aprendizagem histórica.

Ensino de História, Ladrões de Marabaixo, Canções.

ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História Regional do Brasil

O Marabaixo conta a sua história e a história do seu povo através da dança e das letras dos Ladrões que narram por meio de saga poética, a História da presença africana no Amapá.  Aquilo que as letras das músicas contam e o modo como cantam e como dançam, arrastando os pés simulando os grilhões que acorrentavam seus ancestrais na época da escravidão, constituem-se em ricos repositórios de história de vida e de genealogias locais. As letras dos Ladrões se compõe de um acervo oral importantíssimo não apenas por ser uma tradição deixada pelos antepassados da festividade, mas porque como bem salienta seus participantes, o legado das Canções, fazem parte da mais autentica expressão cultural do Amapá. Nosso objetivo neste trabalho consiste no diálogo propositivo da música no Ensino de História utilizando como aporte teórico a tipologia das Canções escravas e a teoria ontogenética da consciência Histórica trazendo, através das Canções de Marabaixo, a constituição de sentido histórico acerca da escravidão africana no Amapá, no século XVIII. Como metodologia aplicamos 4 oficinas visando desenvolver a prática da Pesquisa Histórica e a Produção de Saberes no Espaço Escolar com 12 estudantes, do 2ª ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Professora Raimunda Virgolino, nos sítios de incidência da manifestação do Marabaixo de Macapá (AP) e Mazagão Velho. Essa proposta apoia-se numa concepção de Ensino Aprendizagem da história que tem como objetivo central a formação da consciência histórica do estudante, a partir do entrelaçamento com diferentes saberes que dialogam no interior do processo educativo.  Como produto final da pesquisa apresentamos o DICIONÁRIO ILUSTRADO DOS LADRÕES DE MARABAIXO. MATERIAL DO PROFESSOR. ENSINO MÉDIO – VOL. 1. O mesmo foi produzido a partir do significado de palavras e expressões contidas nas Canções de Marabaixo pesquisadas.

Presidente - 2103399 - ALEXANDRE GUILHERME DA CRUZ ALVES JUNIOR
Externo ao Programa - 1863861 - PIEDADE LINO VIDEIRA
Interno - 2364584 - SIDNEY DA SILVA LOBATO
Notícia cadastrada em: 18/09/2018 16:24