"LEVA PRA BENZER": Ensino de História Local e a Tradição das Benzedeiras em uma Sequência Didática.
Ensino de História,Tradição, Benzedeiras,Currículo,Podcast.
A presente pesquisa pretende discutira produção de um podcast como recurso didático no componente
curricular de História para a discussão datradição e das narrativas das benzedeiras no ensino de História
Local, abordando conceitos como o de tradição, ensino de História e História Local, memória, gênero,
currículo e, claro, a prática do benzimento e as possibilidades de uso nas aulas de História no Ensino
Fundamental Anos Finais. Dentre os objetivos do estudo está compreender a importância da memória e
datradição para o ensino de história, identificar as narrativas orais e a tradição das benzedeiras e o lugar
que ocupam no currículo com base no Referencial Curricular Amapaense, além de investigar as
possibilidades de uso e aplicação da tradição e narrativas orais das benzedeiras nas aulas de História
Local através do uso de podcast. O método principal para coleta de dados para subsidiar a elaboração
do produto (recurso didático em plataforma digital) será de natureza qualitativa, com o usodeentrevista
emprofundidade junto a benzedeiras da cidade de Santana, estado do Amapá, na tentativa de captar
relatos orais dessas sujeitas da pesquisa, observando na perspectiva de gênero narrativas pouco visíveis
nos relatos da historiografia local. Acreditamos que hágrande importância na tradição e nas narrativas
das benzedeiras e que as mesmas podem contribuir de forma significativa para o ensino de História
Local através do uso de podcast, o que se mostra como grande estratégia para uma aula que tenha o
aluno como protagonista no processo de ensino-aprendizagem.