CADERNO DIDÁTICO PARA HISTÓRIA INDÍGENA DO GRÃO-PARÁ 1750-1798
Ensino de História. História Indígena. Uso de documentos históricos. Caderno Didático.
O objetivo desta pesquisa é contribuir com aplicabilidade da lei n. 11.645/08 nas escolas do Ensino Fundamental.
Fizemos o trabalho por meio de discussões teóricas ancoradas na Nova história Indígena: Cunha (1992);
Monteiro(1994); Almeida (2003). Essas discussões possibilitaram perceber as origens dos preconceitos e
estereótipos ainda existentes em nossa sociedade, especialmente nas escolas e a problematizar os apagamentos e
invisibilidades dos indígenas na escrita didática da História, sobretudo nos livros didáticos. As pesquisas
resultaram na produção de um Caderno Didático de História Indígena do Grão-Pará, que traz como proposta aos
professores de História da Educação Básica o uso de documentos históricos no ensino da temática indígena. A
documentação trabalhada nesse Caderno pertence ao Arquivo Ultramarino , digitalizada e disponibilizada pelo
Projeto Resgate , referentes à Capitania do Grão-Pará no período de 1750 a 1798. Há também relatos de viajantes
do século XVII, pertencentes à Biblioteca Nacional, também disponíveis em formato digital. O trabalho com essa
documentação, seguindo as balizas da Educação Histórica: Cerri (2011); Schimidt; Barca;Martins (2010);
Schimidt;Cainele (2004) ajudará os alunos a perceberem o protagonismo dos indígenas do Grão-Pará no contexto
colonial, período e espaço geográfico marcados pelo apagamento, quando as referências que se tem dos indígenas,
inclusive nos livros didáticos, é através do olhar do colonizador, que construiu sobre eles uma versão estereotipada
e preconceituosa da História, ainda reproduzida nas escolas.