Ensino de história, Sistema socioeducativo, Educação de jovens, Processo criativo, Foto livro.
O objetivo do projeto é analisar o ensino de história para jovens, que são autores de atos infracionais no Estado do Amapá. Com base em pesquisa bibliográfica, realizaremos levantamento de dissertações, monografias e artigos sobre o sistema socioeducativo, educação e ensino de história, no contexto amapaense. E também análise de documentos da escola pesquisada, que será a Escola Estadual Elcy Lacerda. Com base no método da análise de conteúdo de Bardin (2016), será estudado as fontes e documentos (planos de ensino de professores de histórias e fotografias de materiais didáticos de arquivo pessoal de professores), buscando compreender os recursos didáticos e tecnológicos, e tipos de materiais de estudos são mais usados no ensino de história em uma escola pública, que atua oferta ensino fundamental aos jovens, que estão participando de programas de atendimento às medidas socioeducativas em meio fechado e semiliberdade, e que são coordenados pelo Sistema Nacional de Acompanhamento de Medidas Socioeducativas no Brasil. A última etapa do estudo será produzir um Fotolivro para o ensino de história, com o objetivo de sistematizar a minha experiência de ensino, com a comunidade estudantil, tentando inserir o processo criativo na elaboração de um produto educacional, que dialoga com o saber histórico e a memória visual no contexto das vivências escolares da educação de jovens na cidade de Macapá.