POVOS INDÍGENAS ISOLADOS E DE RECENTE CONTATO NO ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Ensino de História Indígena; Povos Indígenas Isolados; Relações Interétnicas; Cidadanias Étnicas.
A presente proposta se insere no debate da temática indígena através da lei 11.645/08 e da perspectiva decolonial no ensino de História, enquanto importante ferramenta e método, respecitvamente, para refletir acerca das relações étnico-raciais e interculturais no espaço escolar como forma de democratizar o ensino sobre a diversidade étnica no processo da educação básica. Com o tema “Povos Indígenas isolados e de Recente Contato no Ensino de História na Educação Básica”, objetivamos sistematizar de forma didática os conceitos científicos e jurídicos que constituem o campo, os tratados internacionais respectivos, legislações e outras questões. Este tema será abordado por meio de produção de um livro paradidático voltado para o ensino médio, onde pretende-se visibilizar quais são os grupos étnicos, cultura, territórios, aspectos ambientais, história recente e indigenismo. Questões específicas são: de que forma a produção do TCM pode contribuir com a temática indígena dentro do processo de ensino-aprendizagem através da produção de um livro paradidático enquanto ferramenta de combate ao racismo e ao preconceito? Como produzir um paradidático que aborde os “Índígenas Isolados e de recente contato no ensino de História”? De que forma a produção contribuirá para novas análises dentro do debate acadêmico para o Programa do Profhistória?