INDIOS DO GRÃO- PARÁ: DO ARQUIVO ULTRAMARINO PARA SALA DE AULA
Projeto Resgate. História Indígena. Documentos Históricos. Grão-Pará.
O presente projeto foi construído a partir de reflexões ancoradas no Ensino de História. Pretende demonstrar as potencialidades da documentação do Projeto Resgate Barão do Rio Branco para o ensino da história das populações indígenas do Grão-Pará nas salas de aulas do 7º ano do Ensino Fundamental. Após pesquisas em livros didáticos de história sobre a aplicabilidade da Lei 11.645/08, que obriga o ensino da História e da Cultura Indígena nas escolas de Ensino Fundamental, percebemos que ainda permanecem silenciamentos, invisibilidades e estereótipos quanto à história das populações indígenas em muitos livros didáticos. Os arquivos documentais do Projeto Resgate, mesmo que originários dos interesses dos colonizadores, contrastam com essa realidade. São Cartas Régias, Decretos, Alvarás, Provisões, Portarias, Requerimentos, Cartas, Ofícios, Cartas Patentes, Consultas e Pareceres, Passaportes, Mapas e Cartografia, totalizando 12690 documentos referentes à Capitania do Pará, que permitirão introduzir o ensino da história dos indígenas do Grão-Pará nas aulas de História. O objetivo é despertar o interesse dos professores do ensino fundamental, demonstrando essas potencialidades. Para tanto, se apresenta a proposta de produção de um livro paradidático para docentes de história do 7º ano. Esse produto didático será organizado em três temáticas determinadas a partir da documentação pesquisada: “Trabalho e mão de obra indígena”; “Fugas e formação de mocambos” e “ Epidemias e mortandades”. A pesquisa seguirá a metodologia da Educação Histórica desenvolvida por Jörn Rüsen (2010) na qual o uso de documentos contribui para desenvolver a Consciência Histórica em relação ao passado e futuro, neste caso, em relação aos indígenas.