História e Cultura Africana e Afro-Brasileira na sala de aula: caminhos para combater o racismo
Ensino de História; Livro didático; Racismo; Cultura africana e afro-brasileira; Catálogo
Este estudo trata das representações apresentadas sobre o negro no contexto escolar e livros
didáticos de História que são utilizados pelos alunos da rede pública estadual de ensino do
Amapá, de modo particular, na Escola Estadual Professor José Barroso Tostes, localizada no
município de Santana. Questiona de que forma a escola com seus materiais didáticos, aliada à
prática docente, contribuíram ou contribuem na construção de uma imagem estereotipada e
preconceituosa sobre os negros em meio a sociedade; reflete sobre o racismo e o processo de
estereotipagem nas escolas brasileiras, em especial no Estado do Amapá; analisa de que
maneira o ensino de História com seus conceitos, fundamentos e método podem contribuir
para a ressignificação da imagem do negro no ambiente escolar.Ademais, apresenta os
desafios para a implementação da lei 10.639/2003 que tornou obrigatório o ensino da História
da África e da cultura Afro-brasileira, com o intuito de uma educação antirracista; discute a
possibilidades de inserir a História da África e dos afro-brasileiros na sala de aula. A
metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho configurou-se numa abordagem
qualitativa consubstanciada pela pesquisa documental, bibliográfica, interpretação do
contexto escolar e do livro didático e paradidático de História, utilizou-se também a
metodologia intervencionista, com o desenvolvimento do projeto “Conhecendo e valorizando
a história e a cultura africana e afro-brasileira: caminhos para combater o racismo” realizado
com os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Professor José Barroso Tostes, para a
implementação desse projeto aplicou-se a metodologia desenvolvida por Isabel Barca (2004),
as aulas oficina, a qual utiliza múltiplos recursos para alcançar os objetivos propostos, nesta
metodologia o professor é aquele que organiza atividades problematizadoras e o aluno o
agente de sua formação munido de experiências e ideias prévias, com isso o resultado é o
material produzido pelo aluno. As aulas oficina deram origem a um catálogo com propostas
de atividades educativas, cujo objetivo é apresentar a professores possibilidades de inserção
do tema cultura africana e afro-brasileira nas salas de aula do Ensino Médio de forma
interdisciplinar, possibilitando, assim, aos estudantes, descendentes de africanos ou não,
conhecerem sua identidade étnico, histórico e cultural, desconstruírem estereótipos que
inferiorizam e excluem o negro nesta sociedade, que aprendam a respeitar as expressões
culturais negras e de outras raízes étnicas que fazem parte da história e da vida de nosso país e
que reconheçam o Brasil como um país multicultural.