CATÁLOGO EDUCACIONAL - CURIAÚ: HISTÓRIAS, SABERES E AFRICANIDADES.
Palavras-chave:Ensino de História.Educação Antirracista.Decolonialidade. Material Didático.Quilombo do Curiaú.
Esta pesquisase refereànecessidade de inclusão datemáticaafro-brasileiranas escolas
do Amapá e do Brasil.Assim, o objetivo foielaborar um material didáticoparadocentes
do ensino fundamental focalizandoo Quilombo do Curiaú, no estado do Amapá,como
modo deensinara História e a cultura afro-brasileira,a partir de uma perspectiva
decolonial e deuma educação antirracista.O apoioteóricodeste trabalho ancorou-se no
diálogoenteEnsinodeHistória,EducaçãoparaasRelaçõesÉtnico-Raciaise
Decolonialidade,diálogo necessárioparaquestionara matrizcolonial de poder vigente
natrama social e educativa,quedemarca odiscurso hegemônico eurocêntricoeo
processo deestereotipia e folclorização dos povosafro-brasileiros,aindapresenteno
espaço escolar, sobretudonoscurrículos enosmateriais didáticosdasescolas brasileiras.
Nessa perspectiva, foi construído umCatálogo Educacional intitulado“Quilombo do
Curiaú:Histórias, Memórias, SabereseAfricanidades”, acompanhado de um Texto de
Apoio,com base em pesquisas bibliográficas,documentais ede campo (observações
etnográficas).OCatálogo evidencia alguns contextos históricos, territoriais, econômicos
eculturais,expressados pelosmodos deser, de sentir e de viverdas gentes doQuilombo
doCuriaú. Como resultado dessa pesquisa, espera-seque omaterial didático,com foco
nas comunidades doCuriaú,possaprovocarreflexões equestionamentosacerca das
representações edasnarrativas depreciativasde subalternidade e de invisibilidade,
impostas aos povos afro-brasileiroseque seja uma ferramenta para que docentes do
ensino fundamentalajudemacombaterracismosno espaço escolar e na sociedade.