AS FAZEDORAS DO MARABAIXO NO ENSINO DE HISTÓRIA: AULAS-OFICINA DE MEMÓRIAS E HISTÓRIAS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTICO-RACIAIS
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O projeto de qualificação tem como temática as mulheres negras no ensino de História e o
protagonismo feminino no Marabaixo. O tema se insere no campo da Educação para as
Relações Étnico-Raciais, política de combate ao racismo que evidencia a necessidade de
inclusão da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena no currículo oficial da rede de
ensino. O objetivo será construir um produto educacional para professores dos anos finais
do ensino fundamental (7o ano), com base na metodologia de aulas-oficina, que possa
evidenciar o protagonismo das mulheres negras fazedoras do Marabaixo, em consonância
com as leis federais no 10.639/2003 e no 11. 645/08, de modo a contribuir para desconstruir
preconceitos, valorizar a diversidade cultural e aproximar os docentes da sua realidade local.
Como metodologia será utilizada leituras e sistematizações de bibliografias e legislações
relacionadas a temática investigada, bem como fontes documentais, que expressem o
protagonismo das mulheres marabaixeiras, a serem utilizadas nas propostas de aulas-oficina.
Almeja-se construir um produto educacional composto por uma série de aulas-oficina com
memórias e histórias das mulheres marabaixeiras, direcionadas as professoras e aos
professores do 7o. ano (Ensino Fundamental), com o propósito de educar para as relações
étnico-raciais, para compreender as experiências e a forma de participação das mulheres
negras na manifestação e celebração do Marabaixo. A qualificação contém dois momentos
que serão apresentados a seguir: 1) Projeto de pesquisa e 2) Texto de Apoio, intitulado
“Mulheres negras, mulheres marabaixeiras: invisibilidade e caminhos para ensinar história”,
com discussões que subsidiarão a construção do produto educacional.