A ELABORAÇÃO DE CADERNO PEDAGÓGIVO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: O QUILOMBO MEL DE PEDREIRANA SALA DE AULA.
QUILOMBO – ENSINO DE HISTÓRIA – CADERNO PEDAGÓGICO – MEL DA PEDREIRA
Cadernos Pedagógicos são materiais didáticos que auxiliam os professores na tarefa de elaboração de aulas. Este trabalho propõe a confecção de um caderno pedagógico de ensino de história baseado nas experiências vividas na comunidade remanescente de quilombo Mel da Pedreira, no munícipio de Macapá; e que atendada as demandas expressas na Lei 10.639/2003 e nas Diretrizes Nacionais para Educação Étnico-Racial. Um dos pontos que geralmente são apontados como dificultador da implementação do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira é a carência de material para uso em sala. Ao propormos a elaboração de um caderno pedagógico visamos disponibilizar ao professor, recursos que possam auxilia-lo em sala, tais como: textos de apoio, entrevistas com residentes da comunidade, mapas da região, fotos da localidade e letras de hinos composto pelos próprios moradores para uso na igreja local. Dessa forma, o produto auxiliará o aluno no desenvolvimento das habilidades e competências previstas pela Base Comum Curricular (BNCC) para o componente curricular História.