O fio de Ariadne no “labyrintho confuso”: jesuítas e indígenas na Amazônia colonial em narrativas didáticas
Ensino de História. Livro didático. Indígenas. Jesuítas. Amazônia Colonial.
Este trabalho tem como objetivo principal propor um capítulo de livro didático sensorial
(material sensorial) sobre a temática indígena e jesuítica na Amazônia colonial portuguesa
no século XVII, como um instrumento educacional para apropriação do conhecimento de
professores e de estudantes do 6a ano do Ensino Fundamental. Os conceitos relativos ao
livro didático de História e as metodologias de ensino balizaram a construção deste
material, bem como os relativos à aprendizagem integral, fundamentada por Carl Rogers.
No que diz respeito às representações do indígena e jesuíta, busca-se, em sua composição,
mostrar a cultura e a história na Amazônia colonial diferente das abordagens construídas
no século XIX, a fim de valorizar seus protagonismos nos dias atuais. Dedica-se, também,
em superar o processo de exclusão social dos indígenas e jesuítas das páginas dos livros
escolares, especialmente os da Amazônia, e que também gerou (trouxe) implicações
(históricas) para os indígenas de todo o Brasil (ao longo dos anos), a fim de superar as
visões estereotipadas e discriminatórias dessas representações.