ENSINO DE HISTÓRIA E SABEDORIA/PEDAGOGIA GRIÔ COM BASE NA LEI 10.639/03 E RESOLUÇÃO 08/2012 NA EDUCAÇÃO DA ESCOLA QUILOMBOLA ANTÔNIO BRÁULIO DE SOUZA, NO QUILOMBO MEL DA PEDREIRA NO AMAPÁ
Ensino de história. Educação quilombola. Pedagogia Griô. Quilombo Mel da Pedreira.
Este projeto de pesquisa para mestrado profissional em ensino de história tem o objetivo de
apresentar na linha Saberes Históricos no Espaço Escolar, oficinas pedagógicas a partir da
pedagogia griô e educação quilombola como possibilidade metodológica voltada ao Ensino
de história na educação escolar da Escola Quilombola Estadual Antônio Bráulio de Souza.
Produtos educacionais para o ensino de história no chão dos territórios de quilombos
amapaenses e amazônicos são imprescindíveis para implantação de lei 10.639/03, das
diretrizes curriculares nacionais para educação escolar quilombola na educação básica. A
prática do ensino por oficinas pedagógicas nos anos iniciais tem potencialidades à formação
cidadã de sujeitos pertencentes a locais que foram postos na periferia social no processo
histórico brasileiro, desta forma um ensino diferenciado de história com base na pedagogia
griô contemplará a formação da consciência crítica, investigativa sobre questões raciais,
indígenas, de gênero, de enfretamento a desigualdades sociais, políticas e econômicas. O
trabalho terá como suporte teórico pesquisas bibliográficas que tratam das legislações para
o ensino das relações étnico raciais, pensamento decolonial e ensino de história, educação
quilombola, educação escolar quilombola, pedagogia griô, racismo estrutural, educação
antirracista e africanidades, e sobre o quilombo mel da pedreira. Esses escritos serão
buscados em livros, teses, artigos e bibliotecas digitais. A pesquisa enseja-se qualitativa e
será na Escola Quilombola Estadual do Quilombo Mel da Pedreira localizado na BR 156, no
quilômetro 30, área rural da capital Macapá/AP, esta escola oferece somente o ensino
fundamental (1o ao 5o ano da educação básica) como modalidade de ensino. Nesta haverá a
realização de entrevistas orais com indivíduos que guardam os conhecimentos tradicionais e
memórias que serão utilizados como fontes para o planejamento de ações das oficinas
pedagógicas e entrevistas em forma de questionários aos docentes que trabalham na escola.