MEMÓRIAS E SAMBAS-ENREDO: POSSIBILIDADES DE SEUS USOS NO ENSINO DE HISTÓRIA
Cultura afroamapaense. História local. Sambas-enredo. Memória.
O estudo pretende apresentar possibilidades utilização de letras de sambas-enredo no ensino
da cultura e história africana e afro-brasileira, determinado pela lei 10.639/2003, e no ensino
de história local. Foram analisadas as letras de sambas-enredos da Universidade de Samba
Boêmios do Laguinho e dos Piratas Estilizados que abordam as histórias do bairro do
Laguinho e da cidade de Macapá. Nosso objetivo é compreender como tais letras abordam os
temas relativos às tradições negras e à modernização recente da capital amapaense. O estudo
nos possibilitou inferir que, além de críticas sociais, o Carnaval também oferece momentos
nos quais a agremiação rememora suas origens ancestrais, seus “ilustres” moradores e as
contribuições destes para a comunidade do samba, para o bairro e para a cidade, exaltando,
assim, sua história e identidade. Entendemos que os sambas-enredo são feixes de memória
que tornam possível explorar temas destacados pela lei 10.639/2003 no ensino de História. De
forma que lembranças importantes para as agremiações podem ser articuladas ao ensino de
história local, sempre relacionando as contribuições de sujeitos e/ou manifestações culturais
ao contexto histórico amapaense e mais amplo.