Ensino de História, Lei 10.639/2003, Material didático e Atlas EtnoHistórico do Quilombo do Curiaú.
O projeto de pesquisa intitulado Ensino de História e Culturas Afro-brasileira: Proposta de um Atlas Etno-Histórico do Quilombo do Curiaú tem como objetivo realizar um estudo sobre as Comunidade do Curiaú de Fora e de Dentro, integrante do Quilombo do Curiaú. No sentido de produzir um material didático voltado para professores e alunos do sexto ano do Ensino Fundamental. O estudo visa atender as demandas das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que estabelecem a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena, para promover uma reeducação sobre as relações étnicos raciais no combate ao racismos, representações e narrativas depreciativas de africanos e afro-brasileiros no Ensino Básico do Brasil. No Atlas Etno-Histórico serão destacados os contextos históricos, territoriais, econômicos e culturais do Curiaú, dados a serem coletados na comunidade quilombola, em órgãos governamentais e na historiografia relacionada a temática. O material didático estará conectado às políticas inclusivas e antirracistas para uma reeducação significativa nas relações étnico-raciais, com foco na superação de práticas escolares discriminatórias e excludentes. Bem como com reflexões essenciais sobre ensino de História, currículos escolares e materiais didáticos e construção de novas narrativas que mostrem o legado cultural de comunidades quilombolas. Narrativas que contestem e problematizem as representações negativas e de subalternidade imposta pelo colonialismo a essas comunidades, refletidas e reforçadas em materiais didáticos no cenário escolar, que negam o protagonismo e a contribuição dos negros e indígenas na formação da sociedade e identidade brasileira.