MEMÓRIAS DE UM MUSEU EM ESQUECIMENTO: A BASE AÉREA DO AMAPÁ E O ENSINO DE HISTÓRIA
Ensino de História, Ensino e aprendizagem em espaços não-formais, Patrimônio, acervos e museus, Memórias, Segunda Guerra Mundial, Base Aérea de Amapá.
O objetivo dessa dissertação é apresentar as reflexões da pesquisa realizada no Programa de Mestrado em Ensino de História da Universidade Federal do Amapá- UNIFAP. Especificamente, ela trata sobre as memórias do Museu da Base Aérea de Amapá numa perspectiva para o Ensino de História da Educação Básica no município de Amapá- AP. Este Museu foi criado no Ano de 1998, com intuito de preservar a herança patrimonial oriunda da instalação da Naval Air Amapá, uma base aérea montada e guarnecida pelas forças armadas do Estados Unidos da América, que serviu de apoio logístico às ações militares dos países Aliados durante a Segunda Guerra Mundial. Atualmente esse museu apresenta grandes entraves de funcionamento, o que dificulta que iniciativas docentes sejam elaboradas, no sentido de ser melhor utilizado pelo Ensino de História, que poderia fazer uso desse como recurso didático para problematizar o tema da Segunda Guerra Mundial. Através de fontes escritas e depoimentos e analises de questionários semiestruturados, visamos tornar reflexivas a apropriação feita pelo ensino escolar de história na Escola Estadual Vidal de Negreiros. Busca-se, portanto, através de sugestões metodológicas, conciliar aspectos mais amplos e gerais da temática da Segunda Guerra mundial com o conhecimento mais próximo do aluno. Para tanto, foi elaborado um material didático com fotografias antigas e atuais, bem como outras iconografias possíveis, produzidas em rabiscos, pinturas e com apoio de aplicativos que comporão o Catálogo Iconográfico da Base Aérea de Amapá, como forma a subsidiar a pratica docente de profissionais da educação quando abordarem a temática da Segunda Guerra Mundial.