Ensino de História na Escola da Prisão: Sequência didática para o uso de uma obra literária nas aulas de história
Ensino de História. Educação Penitenciária. Sequência Didática da Era Vargas. Diálogo interdisciplinar.
Este estudo, denominado “Ensino de História na escola da prisão: Sequência didática para
o uso de uma obra literária nas aulas de História”, apresenta reflexões sobre a trajetória da
Educação Prisional no mundo, no Brasil e no Amapá, buscando fundamentar a proposição
de um produto educacional para estudantes da Educação de Jovens e Adultos, e que em
2022, estavam matriculados na Escola Estadual São José, localizada no Instituto de
Administração Penitenciária do Amapá - IAPEN. A sequência didática que foi elaborada no
website do CANVA, apresenta discussões acerca de questões metodológicas que envolvem
o ensino de História e as potencialidades pedagógicas do uso da literatura nas aulas de
História, considerando-se as especificidades do ensino em contexto de privação de liberdade
na capital do estado do Amapá. Com acesso dos professores de História da escola pesquisda,
espera-se que no futuro o corpo docente utilize a proposta de sequência didática para o ensino
da Era Vargas, a partir do diálogo entre História e Literatura, e tendo como obra literária
“Memórias do Cárcere” do autor brasileiro Graciliano Ramos (2018), que também é uma
fonte histórica que possibilita revelar aspectos do cotidiano da Era Vargas na História do
Brasil.