CADERNO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: RESISTÊNCIA CABANA EM HQ.
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A proposta de construir caderno de caderno de sequências didáticas para ensinar o
tema da Cabanagem e da resistência cabana, é no intuito de abrir possibilidades para que
professores e alunos do ensino fundamental (anos finais) possam tornar a aprendizagem
mais lúdica, prazerosa e significativa. Abrindo-se também uma alternativa de abordar de
maneira diferenciada a resistência e re-existência de sujeitos históricos invisibilizados,
como os indígenas, na História do movimento da Cabanagem. Além disso, possibilitará
discutir a importância e o protagonismo de indígenas, negros e caboclos, levando em
consideração as leis n. 10.639/2003 e 11.645/2008, que trata sobre o ensino de História e
a temática indígena e afro-brasileira e as relações étnico-raciais.
A pretensão desta pesquisa é buscar trabalhar como conteúdo curricular o movimento
da Cabanagem e a resistência cabana utilizando a linguagem das histórias em quadrinhos
(HQs), protagonizando sujeitos históricos obliterados (negros, indígenas e caboclos) pela
historiografia tradicional. E no momento final, provocando o intercâmbio das produções
realizadas pelos próprios discentes entre as turmas do ensino fundamental, anos finais.