DA VILA CUTACA AO NOVA BRASÍLIA: os relatos de vida e seus usos pedagógico para uma aprendizagem significativa na disciplina História.
Ensino de História; memória oral; relatos de vida; aprendizagem significativa
A pesquisa objetiva a produção de um material didático pedagógico aos docentes de história dando ênfase ao remanejamento das famílias da antiga Vila Cutaca para o bairro Nova Brasília, Santana, Estado do Amapá. Utilizando-se da memória oral dos primeiros moradores do bairro, o estudo quer averiguar como o uso pedagógico dos relatos de vida contribuem para uma aprendizagem significativa em História e ajudam os discentes a compreenderem, por exemplo, processos históricos como aquele dos grandes empreendimentos no Território Federal do Amapá (TFA), dos anos finais da década de 1970 e seus impactos tanto no cotidiano das pessoas quanto na organização do espaço urbano local. A pesquisa, por conseguinte, constitui-se em um diálogo com a historiografia mais recente sobre o tema e a teoria da aprendizagem significativa, sem perder de vista as perspectivas de Ensino de História da atualidade e a legislação que rege o funcionamento da educação do país.