O PAPEL DO ENSINO DE HISTÓRIA NOS SABERES LOCAIS: LETRAS DO LADRÃO DO MARABAIXO COMO ELEMENTO DE REFERÊNCIA DE SABERES AFROAMAPAENSE NA COMUNIDADE DO BAIRRO DO LAGUINHO. MACAPÁ. AP
Saberes locais; Ladrões de Marabaixo; Ensino de História; Cadernos Pedagógicos
Este trabalho discute os saberes locais, na perspectiva Decolonial e Nova História Cultural, e de como tais saberes podem ser identificados nas canções, denominadas de ladrões de Marabaixo. O recorte espacial é o bairro do Laguinho. Reconhece que nas cantorias há diferentes tematizações que envolvem distintos universos (gênero, religiosidade, cotidianos entre outros). Nesse sentido, faz-se necessário refletir por que o ensino de história não utiliza esses saberes. Como hipótese têm-se o argumento que o ensino de história não discute esses saberes locais, pela falta de instrumentos que auxiliem os professores de sala de aula, que possa promover atividades diversificadas através de metodologias ativas, garantindo um currículo mais inclusivo. Dessa forma, se pensou nos Cadernos Pedagógicos, tendo como Teoria de Aprendizagem os estudos de David Ausubel, destinados aos professores, e suas atividades devem ser pensadas a partir de descritores que contemplem as habilidades e competências de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).