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Banca de DEFESA: PRISCILA DA COSTA NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PRISCILA DA COSTA NASCIMENTO
DATA: 20/06/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Sala Virtual (Google Meet)
TÍTULO:

ATLAS DO POVO INDÍGENA WAJÃPI DO AMAPÁ “ADVERSÁRIOS QUE ACERTAM OS INIMIGOS”: FAZENDO HISTÓRIA,
(DE)MARCANDO ESPAÇOS.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História. Material Didático. História Indígena. Povo Wajãpi. Amapá.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:

Essa pesquisa se concentra na construção de um Atlas do povo Wajãpi do Amapá para ensinar História
Indígena. O objetivo foi construir um recurso didático com histórias e saberes da cultura Wajãpi para
corroborar com a aplicação da Lei n. 11645/2008 e promover práticas pedagógicas para a Educação das
Relações Etnicorraciais no ensino básico. A construção do material didático se justifica porque constitui um
desafio conectar a educação e o ensino de História com o lugar e as experiências dos povos indígenas na
contemporaneidade. A presença indígena está em toda parte, em nomes de lugares, expressões, costumes,
vocabulários, técnicas, entre outros. Aspectos que fazem parte de nossas vidas e de nossas histórias. Mas, há
dificuldades em trazer os conhecimentos e os saberes indígenas para nossas aulas, currículos e materiais
didáticos. Ainda pensamos e reforçamos a presença do indígena colonial. Assim, metodologicamente, a
pesquisa de cunho qualitativo, foi organizada por meio de: estudo bibliográfico envolvendo ensino de história
indígena, teorias da aprendizagem para uma pedagogia da autonomia/crítica/decolonial e linguagens para
produção do atlas; fontes como leis e decretos, que versam sobre o ensino de história e a temática indígena, e
documentos produzidos pelos Wajãpi. Os dados coletados foram sistematizados, estudados, problematizados,
decolonizados, interpretados e analisados, considerando que o conteúdo do material produzido será utilizado
por docentes e discentes do ensino básico. Como resultado foi construído o Atlas do Povo Wajãpi do Amapá,
com aspectos espaciais, geográficos, demarcação de sua terra indígena, suas memórias, suas cosmologias,
suas histórias e saberes. A conclusão da pesquisa tem como base as reflexões realizadas para construir a
proposta didática do Atlas; reflexões que poderão despertar docentes e discentes para conhecer a História
Indígena, sobretudo dos povos que vivem no Amapá; contribuir para decolonizar um ensino de História com
currículo e material didático ainda eurocêntrico, contribuindo para a Educação das Relações Etnicorraciais;
conhecer e reconhecer histórias outras, valorizando a diferença, a existência e resistência dos povos indígenas;
desenvolver com a temática indígena processos de aprendizagem/“ensinagem”, promovendo empatia,
autonomia, criatividade, respeito, solidariedade, criticidade, cooperativismo, dentre outros aspectos, no espaço
escolar e fora dele.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1170582 - CECILIA MARIA CHAVES BRITO BASTOS
Externo à Instituição - CLEUBE ALVES DA SILVA - UFT
Externo ao Programa - 1570252 - GIOVANI JOSE DA SILVA
Interno - 1121379 - SIMONE GARCIA ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 01/06/2023 11:07
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