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Banca de DEFESA: FERNANDO SILVA SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDO SILVA SOUSA
DATA: 16/06/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Bloco de Pós-Graduação - Sala 8
TÍTULO:

A TEMÁTICA INDÍGENA NO ENSINO DE HISTÓRIA: NARRATIVAS MITOLÓGICAS PALIKUR POR MEIO DE AULAS-OFICINAS E PRODUÇÃO AUDIOVISUAL.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História. Temática Indígena. Mitologia Palikur. Aula-oficina. Stop Motion.


PÁGINAS: 111
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:

Esta pesquisa tematiza a importância de elaborar e discutir propostas e práticas educativas para ensinar
História e Cultura dos povos indígenas em sala de aula. Desse modo, tem-se como objetivo propor um
material docente, por meio de aulas-oficinas para produção audiovisual, tendo como foco central as narrativas
míticas do povo Palikur, localizado na Terra Indígena do Uaçá, município de Oiapoque-Amapá. O processo
de elaboração do material proposto tem como base teórica elementos das teorias da aprendizagem na
reconfiguração/avaliação do Ensino de História, das discussões atreladas à implementação da Lei 11.645/08 e
as relações etnicorraciais, das possibilidades da mitologia do povo Palikur no desenvolvimento da temática
indígena para anos finais do ensino fundamental, da utilização de linguagens comunicacionais e das aulas-
oficinas no processo de construção do conhecimento histórico; bem como a construção de aulas-oficina
visando produzir curtas metragens, organizadas a partir da técnica de Stop Motion. Como resultado,
apresenta-se o Trabalho de Conclusão de Mestrado (TCM) composto por um Texto de Apoio, com reflexões e
debates teórico-conceituais e educacional sobre o Ensino de História na ressignificação de suas práticas em
prol da construção do conhecimento significante e um Guia de Ação Docente Compartilhada, com nove
sugestões de aulas-oficinas para a elaboração da produção audiovisual com a técnica de Stop Motion. Como
conclusão, espera-se que o TCM possa: provocar a sensibilização de docentes para o trabalho com temática
indígena dentro da sala de aula, levando discentes a refletirem e a experenciarem aprendizagens e linguagens
comunicacionais outras para conhecer as histórias e as culturas dos povos indígenas; desbravar
potencialidades criativas de docentes e discentes ao trabalharem com a temática indígena e com o campo da
produção audiovisual e a experenciar a elaboração de roteiros mítico-narrativos, traduzindo suas experiências
e debates/estudos nos curta metragens em Stop Motion de modo significante para repensarem visões
equivocadas atreladas aos povos originários.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1170582 - CECILIA MARIA CHAVES BRITO BASTOS
Interno - 1121379 - SIMONE GARCIA ALMEIDA
Externo ao Programa - 2063742 - TADEU LOPES MACHADO
Notícia cadastrada em: 11/05/2023 12:14
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