Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS JESSE LOPES DA SILVA

DISCENTE: MARCOS JESSE LOPES DA SILVA
DATA: 21/07/2022
LOCAL: AUDITÓRIO O CONSU

PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO E HISTÓRIA LOCAL: O uso de fontes materiais dos sítios arqueológicos do centro de Macapá como instrumento didático no ensino de história.

patrimônio arqueológico, ensino de história, memória, história local.

ÁREA: História

Conhecer mais a respeito de um determinado patrimônio arqueológico pode gerar uma maior relação de pertencimento entre pessoas com a cultura material e, consequentemente, com o passado histórico, dessa forma possibilitando um contato mais consciente no sentido que todos devem ter o cuidado em preservá-lo. Tal fato contribui para a elaboração de representações simbólicas sobre o passado em ligação com o presente das pessoas. Partindo desse pressuposto, objetiva-se estudar as informações referentes aos sítios arqueológicos locais com a finalidade de produzir material didático para a aplicação nas aulas de história, bem como promover a valorização do patrimônio arqueológico com a finalidade de restringir processos de destruição e degradação dos sítios arqueológicos localizados em áreas urbanas de Macapá. Para tanto, serão coletadas informações a respeito de três sítios arqueológicos que já foram escavados nas intermediações do centro da cidade de Macapá (Fortaleza de São José de Macapá, largo dos inocentes que fica atrás da Igreja de São José de Macapá e praça Barão do Rio Branco) que serão compiladas em uma cartilha elaborada com layout atrativo e uma linguagem de fácil compreensão para trabalhar a valorização desses sítios arqueológicos com alunos do ensino fundamental, através de uma ação educativa (utilizando a cartilha e uma exposição arqueológica itinerante) na Escola Estadual Barão do Rio Branco, situada dentro da área de estudo. Desse modo, espera-se que os alunos consigam compreender o papel importante de negros e indígenas em nossa região e criar uma relação de identidade com o sítio arqueológico e consequentemente a conservação do patrimônio. Além disso, a aplicação da ação educativa proposta neste projeto promoverá a integração de técnicas e atividades, possibilitando ao aluno se apropriar de conceitos históricos com temas que envolvem a cultura material, dessa forma, adquirindo um papel fundamental no processo de incremento da autonomia do aluno na aprendizagem.

Interno - 1991147 - ANDRIUS ESTEVAM NORONHA
Presidente - 2361764 - CARMENTILLA DAS CHAGAS MARTINS
Externo ao Programa - 2028454 - MARCOS VINICIUS DE FREITAS REIS
Notícia cadastrada em: 20/07/2022 12:47