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Banca de DEFESA: ELIANA DA SILVA RIBEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIANA DA SILVA RIBEIRO
DATA: 30/11/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

História em nossos quintais: possibilidades de uso(s) no Ensino de História do Sítio Arqueológico Pacoval em Macapá, Amapá/Brasil.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História; Educação patrimonial; Pedagogias Freiriana e Decolonial; Sítio arqueológico pacoval; Macapá -AP

 

 


PÁGINAS: 124
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
RESUMO:

O estudo versa sobre uma proposta metodológica propositiva na Educação Básica para o
Ensino de História, por meio de ações educativas subsidiadas pela cultura material do
Sítio Arqueológico Pacoval, na cidade de Macapá/Amapá-Brasil. A proposta tem como
perspectivas epistemológicas as pedagogias freireana e decolonial voltadas para
alunos(as) do 6o ano do ensino fundamental (antiga 5o série), da rede pública e particular
de ensino. Assim, as ações pedagógicas realizadas na escola Estadual Deusolina Salles
Farias como aulas dialogadas, oficina de escavação simulada, palestras, visitas a museus
e entrevistas com especialistas que tiveram contato com o material do sítio mencionado,
visam contribuir para a problematização e desconstrução de discursos canônicos e
eurocêntricos e possibilitar a construção de olhares e ações críticas e emancipatórias que
respeitem e valorizem a História e a Cultura dos povos indígenas, habitantes do Amapá,
no passado e no presente. Para tanto, as análises seguiram a linha da pesquisa qualitativa
de cunho bibliográfico com foco no Ensino de História, na Educação Patrimonial, na
Arqueologia da Amazônia e no diálogo com temáticas acerca das pedagogias freiriana e
decolonial, com corpus documental construído durante as vivências com os educandos
em sala de aula e fora do espaço escolar. Nesse contexto, as atividades foram registradas
e editadas para compor um Documentário, produto do Trabalho de Conclusão do
Mestrado (TCM). Desse modo, a pesquisa resultou na produção de um Documentário
para o Ensino Básico acompanhado de um texto dissertativo que pretende corroborar com
o que preconiza a Lei Federal no 11.645/2008 sobre a inserção da temática indígena na
Educação Básica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1170582 - CECILIA MARIA CHAVES BRITO BASTOS
Interno - 1570252 - GIOVANI JOSE DA SILVA
Externo à Instituição - ALMIR FÉLIX BATISTA DE OLIVEIRA - UFRN
Notícia cadastrada em: 27/11/2020 14:10
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