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Banca de DEFESA: DARIO DA SILVA MARQUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DARIO DA SILVA MARQUES
DATA: 20/08/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Nopa Ixtua, Nopa Lavi: a temática indígena no ensino de história a partir de representações sobre os Karipuna e Galibi Marworno do Amapá


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História. Temática Indígena. Lei 11.645/2008. Material
Didático. Indígenas do Oiapoque. Amapá.


PÁGINAS: 147
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:

O presente estudo é constituído por duas partes, a saber: a primeira de caráter dissertativo e, a segunda configura-se em um livro didático sobre os povos indígenas do Amapá – Karipuna e Galibi-Marworno – voltado aos docentes e discentes não indígenas do EnsinoFundamental (Anos Finais). Na primeira parte disserta-se sobre as representações dospovos indígenas nos livros didáticos de História, além de apresentar um enquadramento
teórico e analítico de materiais didáticos, analisando livros didáticos de circulação nacionale regional/local e a Proposta Curricular do Estado de 2015, pertinente aos componentes deHistória e Estudos Amazônicos e Amapaenses. Discorre-se ainda, sobre as possibilidades de usos de diferentes linguagens no Ensino de História, apresentando sugestões para o trabalho em sala com documentos textuais, iconográficos e fílmicos. Na segunda parte, apresenta-se uma proposta de livro didático, com sua tessitura aportada em referências teóricas sobre Ensino de História, História Indígena e Nova História Indígena, dialogando, necessariamente, com a Antropologia. Recorre-se a documentos diversos (oficiais, jornais, fotografias e audiovisuais, entre outros), produzidos pelos indígenas Karipuna e Galibi-Marworno e por não indígenas, composto por representações e aspectos das histórias e culturas dos povos indígenas do Oiapoque. Para a consecução deste trabalho, ainda contou-se com auxílio de entrevistas semiestruturadas com professores acerca dos desafios e possibilidades da inserção da temática indígena na escola. Tal estudo pretende aproximar o Ensino de História das novas abordagens acerca da temática Indígena; colaborar para a aplicabilidade da Lei 11.645/2008 no Ensino de História (no)do Estado do Amapá, com reflexões e uma aprendizagem significante sobre a temática indígena, ressaltando a contemporaneidade desses povos, bem como seus agenciamentos e protagonismos na história do Brasil e do Amapá.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2096625 - CARINA SANTOS DE ALMEIDA
Presidente - 1570252 - GIOVANI JOSE DA SILVA
Interno - 1808516 - IURI CAVLAK
Notícia cadastrada em: 28/07/2020 19:23
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