Banca de DEFESA: RAIMUNDO NONATO DO NASCIMENTO OLIVEIRA

DISCENTE: RAIMUNDO NONATO DO NASCIMENTO OLIVEIRA
DATA: 18/10/2020
LOCAL: Auditório da Biblioteca Central

ENSINO DE HISTÓRIA: metodologia de construção de currículo para o 3º ano do ensino médio, a partir da aplicação do Projeto Parteira, na Escola Estadual Prof.ª Maria Cristina, no Município de Porto Grande – AP

Ensino de História, currículo, Projeto parteira, Escola Maria Cristina

ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História Regional do Brasil

Com o presente apresenta-se a construção de currículo para o Ensino de História, no ensino médio, a partir da aplicação do Projeto Parteira, que é baseado na Pedagogia da Alternância e na teoria educacional de Paulo Freire, realizado na Escola Estadual Maria Cristina, no Município de Porto Grande. Nesta escola, o Projeto é trabalhado de forma interdisciplinar, como sequência didática, e busca melhorar o nível de aprendizagem dos alunos, a relação entre os alunos e os professores e, também, entre a escola e as famílias dos educandos e, principalmente, adequar os conteúdos da disciplina a uma aprendizagem narrativa, comprometida com a realidade dos alunos. Para o desenvolvimento do mesmo pensou-se em uma proposta centrada no 3º ano. Extraiu-se da literatura vários escritos dos teóricos da Pedagogia da Alternância, com destaque à teoria de aprendizagem de Freire (2018). O trabalho foi desenvolvido através de uma Pesquisa de campo, de maneira participante, feita no diálogo permanente entre os alunos, os professores e o Serviço Técnico da referida escola que, na Semana Pedagógica de 2019, estabeleceram para o educandário, do 6º ao 9º ano e Ensino Médio, o Eixo Temático: Diversidade religiosa e sociedade. E, como parte final, o trabalho tornou-se o “currículo de História” da escola e o Manual do Professor, o Produto do Trabalho de Conclusão do Mestrado Profissional em Ensino de História, do PROFHISTÓRIA.

Externo à Instituição - AGENOR SARRAF PACHECO - UFPA
Interno - 2103399 - ALEXANDRE GUILHERME DA CRUZ ALVES JUNIOR
Presidente - 2028454 - MARCOS VINICIUS DE FREITAS REIS
Notícia cadastrada em: 15/10/2019 16:52