Banca de DEFESA: MARCELO FRANKYE AZEVEDO DA SILVA

DISCENTE: MARCELO FRANKYE AZEVEDO DA SILVA
DATA: 15/03/2023
LOCAL: Web Conferência

UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE RECORRÊNCIAS LINEARES HOMOGÊNEAS DE SEGUNDA ORDEM, COM COEFICIENTES CONSTANTES, UTILIZANDO A METODOLOGIA DA ENGENHARIA DIDÁTICA

Engenharia didática; recorrências; sequência didática; raciocínio recursivo.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Este trabalho apresenta de forma sistemática a utilização de uma sequência didática, baseada na metodologia da engenharia didática, no ensino de sequências definidas recursivamente, recorrências, em especial as do tipo linear, homogênea, de segunda ordem com coeficientes constantes à alunos da primeira série do ensino médio, sendo desenvolvido a aplicação no momento sugestivamente adequado, após ou alinhado ao contato dos alunos com o ensino de progressões aritméticas e geométricas, conteúdo este que já faz parte do currículo de ensino de matemática para esta série. Neste trabalho são apresentados os conceitos relacionados a metodologia da engenharia didática como fundamentalmente concepção e análises à priori, experimentação, análise à posteriori e validação, assim como são apresentados os dados relacionados a aplicação destes conceitos no ensino de recorrências. O trabalho traz a uma análise baseada em gráficos sobre as respostas apresentadas pelos alunos durante a execução de um questionário que fora respondido durante e após a experimentação da sequência didática proposta, na qual este questionário tem o objetivo uma autoavaliação de cada aluno sobre sua aprendizagem, dos conceitos apresentados em sala de aula sobre recorrências. Os resultados obtidos e apresentados neste trabalho, com a análise de gráficos e a percepção do desenvolvimento e entendimentos dos alunos sobre o tema, mostram se positivos e satisfatórios, pois compreendeu se que parcela maior dos alunos tiveram êxito na compreensão da parte teórica sobre recorrências e em maioria compreenderam a resolução dos exercícios propostos.

Presidente - 2174049 - GUZMAN EULALIO ISLA CHAMILCO
Externo à Instituição - ITALO BRUNO MENDES DUARTE - UEAP
Interno - 1439380 - JOSE WALTER CARDENAS SOTIL
Notícia cadastrada em: 14/03/2023 23:58