Banca de DEFESA: BRUNO FERREIRA SANCHES

DISCENTE: BRUNO FERREIRA SANCHES
DATA: 29/08/2024
LOCAL: BLOCO DA PÓS-GRADUAÇÃO

O MULTIPLANO COMO FERRAMENTA SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Deficiência visual. Ensino de matemática. Recursos didáticos. Multiplano.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Em uma perspectiva educacional, a aprendizagem da matemática é frequentemente mencionada como uma das maiores dificuldades entre os alunos, contudo, se para os alunos ditos normais a aprendizagem da matemática é um desafio, imagina ensinar para os alunos que possuem limitações, como os alunos com deficiência visual. Tratar do ensino da matemática para os alunos com deficiência visual é extremamente complexo, todavia não é impossível. O referido texto de dissertação vem apresentar os aspectos teóricos e metodológicos definidos para a dissertação, assim como apresentar as diferentes abordagens do ensino da matemática para alunos com necessidades educacionais especiais no caso em especial os alunos com deficiência visual. Assim trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo do tipo bibliográfico, que tem por objetivo geral de analisar o uso do multiplano como ferramenta significativa para o ensino de matemática com alunos com deficiência visual. Dentro de uma perspectiva teórica, sobre a história do multiplano, podemos destacar autores como: Ferronato (2002); Castro (2011); Oliveira (2004), sendo que, para dar suporte teórico sobre a matemática no contexto escolar para alunos com deficiência visual, autores como Lopes (2006); Leontiev (1978); Oliveira (2004), foram de fundamental importância, bem como autores como Ferronato (2002), Camargo (2017) e Gil (1999) que discutiam as práticas pedagógicas do multiplano em sala de aula. Além disso, o estudo tem a finalidade de verificar de que forma o multiplano contribui para facilitação da aprendizagem, com relação as quatro operações com os alunos com deficiência visual em escolas regulares, assim como apresentar o multiplano como material didático pedagógico, e sua aplicação dentro da sala de aula. Nessa perspectiva, a pesquisa apresenta as estratégias para a aplicação do recurso do multiplano como ferramenta para a facilitação de aprendizagem da matemática para alunos com necessidades educacionais especial, no caso os alunos com deficiência visual ou com baixa visão. Os resultados da pesquisa apontam quais as vantagens de usar ferramentas pedagógicas inclusivas como o multiplano nas aulas de matemática com os alunos com deficiência visual, propondo estratégias pedagógicas voltadas para o letramento matemático com a utilização do multiplano a partir das dificuldades apresentadas pelos professores de sala de aula. Para tanto, este texto de dissertação apresenta a seção introdutória, junto com a subseção metodológica, três seções teóricas com as suas respectivas subseções, onde apresentamos as bases teóricas e, finalmente, as considerações finais, as quais apresentam se os objetivos da pesquisa foram alcançados, assim como novos dados investigativos restantes da pesquisa.

Externo à Instituição - ELIVALDO SERRÃO CUSTÓDIO - NENHUMA
Presidente - 1444949 - MARCIO ALDO LOBATO BAHIA
Interno - 1734804 - SIMONE DE ALMEIDA DELPHIM LEAL
Notícia cadastrada em: 20/08/2024 14:38