Banca de DEFESA: LEDEGELSON MOURA DE SOUZA

DISCENTE: LEDEGELSON MOURA DE SOUZA
DATA: 11/04/2024
LOCAL: SALA 02 BLOCO DA PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS MARCO ZERO - UNIFAP

UMA INTRODUÇÃO AOS MÉTODOS NUMÉRICOS POR MEIO DE PLANILHA ELETRÔNICA: Raízes de funções e interpolação polinomial no Ensino Médio.

métodos iterativos, planilha eletrônica, zeros de funções, interpolação polinomial, ensino médio.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Este trabalho aborda, através do auxílio de planilha eletrônica, os principais métodos iterativos utilizados para o cálculo de zeros de funções e interpolação polinomial que podem ser utilizados pelo professor em sala de aula. Assim, optou-se, naturalmente, por fazer primeiro um embasamento teórico dos métodos diretos e posteriormente uma explanação dos métodos iterativos e logo em seguida o uso desses associados à planilha eletrônica. Também, com o intuito de enriquecer mais essa pesquisa e testar sua efetividade, foi feita uma aplicação com uma turma de 36 alunos do curso de rede de computadores (integrado) do Instituto Federal do Amapá, e ao final do trabalho foi posto o que se pôde auferir da aplicação supracitada. O trabalho também destaca que no contexto do ensino médio, o ensino de matemática desempenha um papel crucial no desenvolvimento cognitivo e na formação intelectual dos alunos. É essencial proporcionar aos estudantes uma base sólida em conceitos matemáticos e suas aplicações práticas. Nesse sentido, os métodos numéricos para o cálculo de zero de funções e interpolação polinomial emergem como ferramentas poderosas, proporcionando uma compreensão mais profunda e aplicada da matemática. Esta dissertação explora a viabilidade e os benefícios de introduzir tais métodos no currículo do ensino médio.

Externo à Instituição - CARLOS ALEXANDRE SANTANA OLIVEIRA - IFPI
Interno - 612.030.922-53 - ELIVALDO SERRÃO CUSTÓDIO - UNIFAP
Interno - 1444949 - MARCIO ALDO LOBATO BAHIA
Presidente - 1734804 - SIMONE DE ALMEIDA DELPHIM LEAL