Banca de DEFESA: RITA DE CASSIA PALMEIRIM BRAZAO

DISCENTE: RITA DE CASSIA PALMEIRIM BRAZAO
DATA: 18/06/2024
LOCAL: Auditório do Centro de Estudos e Pesquisas da Amazônia (CEPA/UNIFAP)

TEOREMA DE PITÁGORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II: PRINCÍPIOS, FUNDAMENTOS E APLICABILIDADE NO ESPAÇO SOCIOCULTURAL QUILOMBOLA.

Teorema de Pitágoras, geometria, aprendizagem, comunidade quilombola, espaço sociocultural.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

A presente dissertação apresenta uma análise a respeito do teorema de Pitágoras e suas repercussões no processo ensino aprendizagem, especificamente entre alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual José Bonifácio, localizada no Curiaú, município de Macapá, Estado do Amapá. Para desenvolver essa temática foi definido o seguinte objetivo geral: Contribuir com o ensino e aprendizagem dos alunos da Educação Básica (fundamental II – 9º ano) sobre os princípios, os fundamentos e técnicas de aplicação do conteúdo teorema de Pitágoras no contexto sociocultural de quilombolas amapaenses, detectando no processo educativo do aluno as dificuldades que interferem negativamente na compreensão do Teorema de Pitágoras. A metodologia envolveu atividades tais como oficinas com materiais da própria comunidade, dentre as técnicas para coleta de dados destaca-se a revisão bibliográfica para aprofundamento do tema através de pesquisas principalmente em sites confiáveis como scielo, livros, revistas eletrônicas e artigos. Os resultados da pesquisa de campo e bibliográfica revelaram fatores que interferem no processo ensino-aprendizagem, tais como a história da matemática não tem a devida atenção nos livros didáticos e com os professores ao conhecê-la poderá revisar vários métodos de ensinar os alunos que a matemática é mais fácil do que se pensam, alterando assim, o ponto de vista dos discentes que questionam sobre o teorema de Pitágoras, descobrindo novas maneiras de ensinar, planejando uma estrutura para amenizar o impacto sobre alunos iniciantes, ordenando escolhas e apontando soluções para diferenciar ensinamentos.

Interno - 612.030.922-53 - ELIVALDO SERRÃO CUSTÓDIO - UNIFAP
Interno - 1444949 - MARCIO ALDO LOBATO BAHIA
Externo à Instituição - PAULO ROBERTO DA CONCEIÇÃO MATIAS DE SOUZA - GEA
Presidente - 1734804 - SIMONE DE ALMEIDA DELPHIM LEAL