Banca de DEFESA: EMANUEL THIAGO DE OLIVEIRA SOUSA

DISCENTE: EMANUEL THIAGO DE OLIVEIRA SOUSA
DATA: 15/03/2023
LOCAL: Sala 2 do bloco de salas do DPG

UMA PROPOSTA DO USO DA METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM ATIVA BASEADA EM PROJETOS (PBL) NA INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE MATEMÁTICA E FÍSICA

Metodologia Ativa da Aprendizagem, PBL, Ensino de Matemática, Ensino de Física, Interdisciplinaridade, Experimentação.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

O presente trabalho apresenta uma Pesquisa de Campo, que descreve e observa uma série de atividades baseadas na Metodologia Ativa de Ensino e Aprendizagem baseada em projetos (PBL), que fora aplicada em alunos de Escolas Públicas Estaduais e Federais, contemplando alunos da Educação Básica dos Ensinos Fundamental e Médio, além de envolver e assim contribuir na formação de licenciandos dos cursos de Matemática, Física e Química no ensino interdisciplinar de Matemática e Física utilizando aparatos experimentais, afim de fomentar a discussão científica de fenômenos e tecnologias presentes no cotidiano dos alunos, assim como a valorização científica com o intuito de estimular o estudo da Matemática e das Ciências da Natureza. Dessa maneira, a presente investigação teórica tem como objetivo contribuir com a reflexão do uso de Metodologias Ativas de Aprendizagem utilizando aparatos experimentais que possibilitem o aprendizado significativo de diversas abordagens interdisciplinares entre a Matemática e a Física, em contraposição ao uso exclusivo de abordagens tradicionais.

Externo ao Programa - 4176130 - ALMIRO ALVES DE ABREU
Interno - 1545887 - ERASMO SENGER
Presidente - 1734804 - SIMONE DE ALMEIDA DELPHIM LEAL
Externo ao Programa - 1453726 - STEVE WANDERSON CALHEIROS DE ARAÚJO