Banca de DEFESA: MARIO OMAR CALLA SALCEDO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIO OMAR CALLA SALCEDO
DATA: 17/12/2021
LOCAL: Acesso Remoto pela plataforma google meet

ESTUDO FISICO, QUIMICO E BIOLOGICO DOS EXTRATOS FOLIARES DA ESPÉCIE Senna obtusifolia (L.) Irwin & Barneby (FABACEAE)

Bacteria; Fitoquímica; Espectroscópia; Senna; Fabaceae.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Farmacologia

Introdução: Os extratos brutos foliares da Senna obtusifolia tem importância o estudo devido a sua potencialidade na produção de possivel fármacos. OBJETIVO: Estudo fisico, quimico e biológico dos extratos foliares da espécie Senna obtusifolia (L.) Irwin & Barneby (Fabaceae). Metodologia: Na primeira parte do trabalho realizou-se uma revisão bibliográfica sobre os diversos tipos de atividades física, química e biológica dos extratos foliares da Senna obtusifolia. Na segunda parte do trabalho foi fazer a triagem fitoquímica dos extratos brutos da folha e identificação por ressonância magnética nuclear para identificação de compostos a partir das frações obtidas do extrato bruto, assim tambám avaliar as atividades antimicrobiana com as bactérias Staphylococcus aureus, Enterococcus faecalis, Escherichia coli, Enterobacter aerogenes e Salmonella typhimurium in vitrio com o teste de microdiluição e para verificar a possibilidade em concentrações superiores, foi feito o teste de difusão em disco de acordo ao manual da Clinical and Laboratory Standards Institute, também foram avaliadas a atividade larvicida em Aedes aegypti fazendo uso da metodologia do protocolo padrão da Organização Mundial de Saúde e atividade antioxidante foi baseada na metodologia de 2,2-difenil-1-picril-hidrazila com algumas adaptações às condições do laboratório. Resultados e discussões: No experimento de ressonância magnética nuclear obteve-se que a componente majoritário do extrato etanólico são os carboidratos, além disso apresenta boa atividade antioxidante o extrato etanólico de Senna obtusifolia com o valor de CI50=1,181(mg/mL). Apresenta baixa atividade larvicida, tendo um valor máximo de mortalidade de 2,668%. O extrato bruto etanólico e extrato bruto aquoso se apresentam como uns grandes agentes antimicrobianos naturais de Escherichia coli, Enterobacter aerogenes, Enterococcus Faecalis, Staphylococcus aureus e Salmonella typhimurium. Conclusões: As folhas de Senna obtusifolia tem metabolitos secundários como flavonoides, alcaloides e terpenos ou esteroides, açucares; com propriedade antioxidante e antimicrobiana, mas também apresenta baixa efetividade sobre as larvas de Aedes aegypti. Devido as atividades biológicas estudadas pode-se dizer que o extrato de Senna obtusifolia possui alto valor farmacêutico.

Externo ao Programa - 2356026 - ALESSANDRA AZEVEDO DO NASCIMENTO
Interno - 1924165 - FRANCISCO FABIO OLIVEIRA DE SOUSA