Banca de DEFESA: WALTER DE SOUZA TAVARES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WALTER DE SOUZA TAVARES
DATA: 21/11/2022
LOCAL: Auditório do Centro de Estudos de Pesquisas da Amazônicas (CEPA/UNIFAP)

DESENVOLVIMENTO, CARACTERIZAÇÃO BIOFARMACÊUTICA E AVALIAÇÃO CICATRIZANTE DE SISTEMAS POLIMÉRICOS NANOESTRUTURADOS À BASE DE ZEÍNA E ÁCIDO ELÁGICO

Ácido elágico; zeína; nanopartículas; sistemas de liberação; filmes.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Farmacologia

Introdução: A proteína zeína é um biopolímero com capacidade de carrear moléculas terapêuticas, podendo ser utilizada em diferentes sistemas de liberação de fármacos, tais como as nanopartículas (NPs) e filmes. O ácido elágico (EA) é um polifenol que possui relevantes atividades biológicas, tais como antimicrobiana, antioxidante, antienzimática e cicatrizante. Diante destas propriedades, e do benefício da sua associação com a zeína, descrito em nosso trabalho anterior, a preparação sob a forma de nanopartículas poderia melhorar a sua funcionalidade e utilização em sistemas de liberação controlada. Objetivo: Desenvolver, caracterizar, avaliar as propriedades biofarmacêuticas e cicatrizante de sistemas poliméricos nanoestruturados à base de zeína e ácido elágico. Metodologia: Foram desenvolvidas NPs de zeína carregadas com EA, caracterizadas quanto ao tamanho, índice de polidispersão, potencial zeta, pH, eficiência de encapsulação, carga de fármaco, eficiência de liberação e estabilidade. A sua atividade antimicrobiana foi avaliada a partir da determinação da concentração inibitória e bactericida mínima e de ensaio antibiofilme frente à Staphylococcus aureus e Pseudomonas aeruginosa. A sua capacidade antioxidante foi avaliada pelos métodos de eliminação de radicais DPPH e ABTS. Avaliou-se ainda a atividade antienzimática frente a enzimas relacionadas ao processo de regeneração cutâneo: hialuronidase, lipoxigenase, elastase, colagenase e tirosinase. Foi avaliada a atividade fotoprotetora e a citotoxicidade frente a queratinócitos humanos, células de carcinoma escamoso e eritrócitos. Avaliou-se ainda a interação EA-zeina por meio de 1H NMR, FTIR e fluorescência. As NPs foram incorporadas em filmes poliméricos, submetidos a caracterização física, mecânica, biofarmacêutica e microbiológica. Por último, foi avaliada a atividade cicatrizante in vivo dos produtos desenvolvidos. Resultados e discussão: A caracterização das NPs permitiu selecionar as formulações mais promissoras. Estas foram estáveis por até 365 dias, apresentaram perfil de liberação sustentado por até 20 dias, atividade antimicrobiana satisfatória, atividade antioxidante elevada durante 24h, atividade antienzimática considerável para utilização em diferentes alvos terapêuticos relacionados ao condicionamento e tratamento de lesões cutâneas, elevada atividade fotoprotetora, limitada citotoxicidade e aceleração do processo cicatricial em modelo animal. Da mesma forma, os filmes obtidos apresentaram características funcionais favoráveis, efeito antimicrobiano e foram capazes de promover a aceleração da cicatrização in vivo. Conclusões: A nanoencapsulação do ácido elágico melhorou a sua atividade farmacológica em alvos terapêuticos importantes, apresentando grande potencial para o uso no condicionamento e tratamento de afecções cutâneas. Os filmes mostraram-se um sistema de liberação robusto para o carreamento das NPs, com características funcionais que viabilizam a sua aplicação no tratamento de lesões cutâneas. Ambos os dispositivos desenvolvidos foram eficazes na redução de feridas em modelo animal, sendo, portanto, candidatos a tornar-se novos produtos terapêuticos.

MEMBRO DA BANCA: PROFA. DRA. Carmen Morán (Universidade de Barcelona)

Externo ao Programa - 1014420 - FRANCINEIDE PEREIRA DA SILVA PENA
Presidente - 1924165 - FRANCISCO FABIO OLIVEIRA DE SOUSA
Interno - 1867989 - IRLON MACIEL FERREIRA