Banca de DEFESA: AGERDANIO ANDRADE DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AGERDANIO ANDRADE DE SOUZA
DATA: 28/10/2022
LOCAL: Auditório do Hospital Universitário, Rod. Josmar Chaves Pinto, Km 2, Jardim Marco Zero, Macapá-AP

Validação química-farmacológica do extrato hidroetanólico das folhas e resina da espécie Trattinnickia rhoifolia (Willd): estudos etnofarmacológico, toxicidade aguda e anti-inflamatório em zebrafish

Espécie Trattinnickia rhoifolia (Willd); anti-inflamatória, zebrafish e Etnofarmacologia.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Farmacologia

Introdução: Produtos derivados de plantas são agentes promissores no tratamento de diversas doenças. A espécie Trattinnickia rhoifolia (Willd), (T. rhoifolia), pertencente à família Burseraceae, está presente nas práticas culturais de etnomedicina e etnofarmacologia dos Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs) da Amazônia Brasileira e é utilizada para fins anti-inflamatórios, por vezes como único recurso terapêutico. Apesar disso, a espécie ainda é inexplorada em seu potencial farmacofórico. Portanto, o Objetivo deste estudo foi avaliar toxicidade aguda e ação anti-inflamatória, dos extratos hidroetanólicos das folhas (HELTr), e resina (HERTr) da espécie T. rhoifolia com organismo não alvo peixe-zebra (Danio rerio). Em Metodologia, os extratos foram analisados por cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas (GC-MS). A avaliação da toxicidade aguda do HELTr e HERTr em zebrafish adultos, foram determinadas a partir dos Teste Limite (2000 mg/kg), com avaliações comportamentais e histopatológicas, além das análises dos potenciais anti-inflamatórios em edema abdominal induzido por carragenina, seguido da utilização do método computacional de docking molecular. O perfil química-farmacológica da espécie demonstraram a presença de propanoic acid, ethyl ester; hexadecanoic acid, ethyl ester; 1-propanol 2-methyl; propane, 2,2-diethoxy; n-hexadecanoic acid; n-propyl acetate; benzophenone; propane,1,1,3-triethoxy; 1-butanol, 3-methyl; acetic acid ethenyl ester; decanoic acid; ethyl ester; 3-hydroxybenzoic acid. Nos estudos com zebrafish, o HELTr e HERTr não mostraram toxicidades nas avaliações comportamentais e histopatológicas, de acordo com IAH, pois não houveram alteração no funcionamento dos órgãos estudados. O edema abdominal induzido por carragenina, em todas as doses do HELTr e HERTr, (100, 200 e 500 mg/kg), foram significativamente reduzidos em relação ao controle negativo (DMSO), ao passo que a dose de 200 e 500 mg/kg apresentaram expressiva atividade anti-inflamatória em relação ao controle positivo (indometacina), dos extratos testados. Sendo as atividades confirmadas pelos estudos de docking molecular, mostraram elevado perfil para a inibição da enzima Ciclooxige-nase-2, pois as interações estabelecidas nos receptores usados no estudo de docking foram similares aos controles utilizados. O HELTr e HERTr tiveram grau de segurança aceitável para toxicidade aguda, definido nas análises de alterações comportamentais, mortalidade e histopatologia, com significativa ação anti-inflamatória em zebrafish em todas as doses, o que demonstra o alto potencial farmacológico da espécie.

Externo à Instituição - GISELE CUSTÓDIO DE SOUZA - GEA
Externo ao Programa - 1031791 - HELISON DE OLIVEIRA CARVALHO
Presidente - 2509110 - JOSE CARLOS TAVARES CARVALHO
Externo ao Programa - 2032597 - RAPHAELLE SOUSA BORGES